Vitaminas e Fitoterápicos e para que eles servem

Tempo de leitura: 7 minutos

Tomo mundo sabe como é importante cuidar da saúde. A prevenção de doenças hoje é o seu maior aliado na busca por uma boa saúde, pois sabemos o quanto é difícil remediar.

O Dr. Dair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo referência na área de medicina preventiva, é o autor da famosa frase “SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO PARA CUIDAR DA SAÚDE, TERÁ QUE ARRUMAR TEMPO PARA CUIDAR DA DOENÇA”.

Essa é uma verdade absoluta, já que a maioria das pessoas não fazem um controle contínuo de sua alimentação e suplementação e quando ficam doentes, querem resolver em 1 mês tudo o que estão negligenciando a anos.

Qual a função das vitaminas e fitoterápicos?

A medicina natural (alternativa ou preventiva) é uma terapia que se baseia na cura do organismo segundo suas próprias habilidades naturais. A busca por manter o corpo saudável usando recursos naturais como folhas e raízes vem desde nossos mais antigos antepassados.

A própria medicina convencional sabe da importância de um corpo saudável e uma mente sã no processo de cura. Então antes de se deixar adoecer, devemos a todo custo prevenir a doença.

E o nosso corpo, que é uma máquina maravilhosa, tem mecanismos próprios para fazer isso. Mas você deve dar a ele o “combustível correto” para que isso aconteça.

Muita gente se pergunta qual é a vitamina ou suplemento certo para cada tipo de necessidade ou doença. Veja abaixo os principais tratamentos, separados por alguns grupos básicos:

Antioxidantes/ sistema imunológico e cardiovascular

-Vit C
-Vit E
-Glutamina
-Pynogenol
-Polivitaminico
-ZMA
-Ômega 3
-Omegas 6 e 9
-Melatonina
-Resveratrol
-Selênio
-Mirtilo
-Feijão vermelho
-Alcachofra
-magnésio dimalato
-vitamina D

Saúde mental

-Selegilina
-5http
-L dopamina
-Tofisopam
-Vitez-agnus-castus
-Pregnenolona
-Vinho do porto(antes de dormir)
-(Gaba)
-LDN- esse é fantástico!
-Inositol
-Forscolina
-Alpha GPC
-Uridina
-ômega 3
-magnésio dimalato
-vitamina D

Inibidores de Aromatase

-Anastrozol
-Letrozol
-Exemestano(age de outra forma)
-Tamoxifeno
-Clomid

Inibidor de prolactina

Cabergolina

Inibidores de 5 Alpha reductase

-Saw Palmetto
-Pigeon africano
-Finasterida
-Dutasterida

Queda de cabelo e espinhas

-Espironolactona
-Shampoo 2%cetoconazol
-Biotina(para crescimento)
-minoxidil
-Creme de IGF1
-Oleo de prímula
-D pantenol

Testosterona FSH e LH

-Tribulus terrestris/ Maca Peruana/ Mucuna pruriens
-HCG
-ZMA
-vitamina D

Tireóide (T3 e T4)

-Lugol
-Taurina(jejum)
-Tirosina(Jejum)
-Zinco
-Selênio
-Vitamina C
-Vitamina D
-EPA (ômega 3)
-Iodo
-vitamina D

Sensibilidade a insulina

-Metformina

Ânimo/disposição

-Ginseng
-Cafeína
-Gigko Biloba
-Mirtilo negro
-Espinheiro branco
-Centelha asiática
-Creatina
-Arginina
-Melo (melancia)
-Alho
-magnésio dimalato
-vitamina D

Fígado

-Silimarina
-Xantinon
-Pneumus boldus (boldo)
-Ananas comosus (Abacaxi)
-ômega 3

Colesterol Bom HDL

-Óleo de coco
-Oleo de amendoim
-Castanha
-Gorduras animais em geral
-ômega 3
-vitamina D

Saúde muscular

-Creatina
-Albumina
-Whey proteín
-Creatina
-Vit B6
-magnésio dimalato

Devem ter reparado que 3 suplementos se destacam em vários tipos de problema. São essenciais para qualquer pessoa e a maioria tem deficiência e nem sabe. São eles: Magnésio, a Vitamina D e o ômega 3.

Os benefícios do Magnésio

O Magnésio é o mineral da vida. Só existe vida em nosso planeta graças ao magnésio. Ele é encontrado em maior quantidade em solos de origem vulvânica. Como sabem, não temos vulcão no Brasil, então aquele papo de que você pode conseguir magnésio pela alimentação é balela.

beneficios-do-magnesio

A melhor forma de repor a deficiência de magnésio é fazendo uso do Magnésio Dimalato. Ele é a forma mais natural de suplementar magnésio, pois é 100% mineral e até mesmo a Anvisa o considera como ALIMENTO.

Além disso, ele tem a vantagem de ter o ácido málico, que é um ácido orgânico que faz uma síntese celular importante em nosso corpo, chamada de O Ciclo de Krebs, responsável por nossa energia celular.

Muita gente confunde o Magnésio Dimalato com o Cloreto de Magnésio PA, o que é um erro básico. O Cloreto de Magnésio PA é SINTÉTICO e foi criado para utilização industrial. Tem efeitos colaterais severos e deve ser utilizado com cautela. Sempre que possível, opte pelo Magnésio Dimalato.

Os benefícios do Ômega 3

O Ômega 3 é um suplemento repleto de ácidos graxos essenciais, ou seja, não são produzidos pelo organismo mas você precisa muito deles para que você possa ter uma saúde melhor. É o único tipo de gordura que seu corpo não consegue produzir sozinho.

Encontrado mais facilmente no óleo de peixe de águas profundas e geladas, o ômega 3 pode ser dividido em 3 grupos:

– Ácido Alfa-linolênico (ALA) – encontrado em óleos vegetais, nozes e semente de linhaça;
– Ácido Eicosapentaenoico (EPA) – encontrado a partir do consumo de peixes (como o salmão);
– Ácido docosa-hexaenoico (DHA) – encontrado no óleo de peixe, assim como o EPA, sendo conhecido como ômega 3 marinho.

A maior parte dos benefícios do ômega 3 está associada ao EPA e ao DHA, e não ao ácido alfa-linolênico, que é de origem vegetal. Como o corpo é capaz de converter o ALA em EPA e DHA apenas em pequena proporção, o ideal é priorizar o consumo de ômega 3 de origem animal, no caso o óleo de peixe.

Priorize o consumo de ômega 3 livre de chumbo e metais pesados, pois senão você pode estar consumindo ômega oxidado. Além dessa dica, o conhecido teste do congelador (ômega de qualidade não congela) também ajuda na escolha de produtos de qualidade.

O uso de ômega 3 é essencial para a saúde das membranas celulares. Por isso são responsáveis diretos pela produção de hormônios que controlam os processos metabólicos relacionados à coagulação sanguínea e em processos inflamatórios do organismo.

Os benefícios da Vitamina D

A Vitamina D é a principal responsável pela absorção de Cálcio no organismo e isso é essencial para que você tenha ossos e dentes saudáveis. Além disso, é amplamente relacionado a doenças como obesidade e diabetes.

Você pode melhorar sua quantidade de vitamina D tomando 15 a 20 minutos de sol TODOS OS DIAS (pessoas de pele negra precisam de 1 hora), entre 11h e 14h, pois é nesse horário que os raios solares estão mais favoráveis.

Além disso, tem que tomar sol com a maior parte do corpo descoberta. Quem tem tempo de fazer isso, gente? Existe ainda a possibilidade de repor a vitamina D co consumo de peixe, gema do ovo, frutos do mar e derivados de leite.

Mas é unânime que o Sol é a melhor forma. Como você não tem como ficar de biquini ou sunga na hora do almoço, é importante começar a pensar em suplementar.

Existem vitamina D em gotas (Dê preferência a dosagens maiores que 10.000Ui) e em cápsulas. Se você for no médico, ele vai mandar você tomar 1.000Ui ao dia, o que só vai fazer você gastar dinheiro.

O ideal é tomar de 5 a 10 mil Ui, dependendo de como está o nível no seu sangue. Um simples exame de sangue te dará essa informação. O Dr. Lair Ribeiro recomenda que a dosagem de Vitamina D no seu sangue seja superior a 50. A maioria das pessoas não tem nem 20. Então fique de olho.

Suplementação básica para uma boa saúde

Como pudemos observar, o magnésio dimalato, juntamente com o ômega 3 e a vitamina D são suplementos que qualquer pessoa deveria usar, independente de ter ou não doenças. Eles são essenciais para uma boa saúde.

Como se encaixam em vários tipos de doenças e todo mundo tem esse tipo de deficiência no organismo, porque já não começar a utilizar como prevenção? Sua imunidade vai melhorar muito e a chance de você adoecer será cada vez menor.

Deixe seus comentários se faltou algum item na nossa lista. Sucesso e boa saúde!

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas a algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

2 Comentários

  1. Sivaldo

    Boa noite, não sei se irão me responder mas, segue a minha dúvida, estava eu pesquisando no site da Ultrafarma sobre polivitamínicos e poliminerais e pesquisei na net quais seriam os melhores para a saúde, daí me deparei com este site, então fiquei na dúvida se devo ou não comprar, pois se por um lado parece bom, por outro nem tanto pois não dá pra saber quais são os melhores, visto que esta e outra matéria anterior informava sobre ter cuidados sobre “metais pesados” e alumínio entre outros que são venenos para a corrente sanguínea e cerebral, então me perguntei não compensa comprar este tais complexos vitamínicos, para ajudar-nos a prevenir doenças e fraquezas? Agora lhes pergunto: “Quem poderá nos socorrer?” Então eu devo ou não comprar e quais são mais saudáveis ou nenhum é saudável e as industrias farmacêuticas só querem é nos “matar” para se enriquecerem, hem?!
    Abraços e até mais.
    Atenciosamente: Sivaldo A. Silva.
    São Paulo, 27-11-17

    Responder

    1. Sivaldo, boa noite.

      Eu utilizo vitamina D3, magnésio dimalato e ômega 3 Nutriblue. Essa marca é a única que um dia teve avaliação do Dr. Lair Ribeiro. Já faz anos que eu utilizo e para mim, esses 3 produtos é a base de qualquer suplementação, pois eles juntos melhoram muito sua imunidade e absorção. Particularmente, não gosto de polivitamínicos. Então, fica minha dica para você!

      Abraços! Mauricio

      Responder

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