Vitaminas e Fitoterápicos e para que eles servem

Tempo de leitura: 7 minutos

Tomo mundo sabe como é importante cuidar da saúde. A prevenção de doenças hoje é o seu maior aliado na busca por uma boa saúde, pois sabemos o quanto é difícil remediar.

O Dr. Dair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo referência na área de medicina preventiva, é o autor da famosa frase “SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO PARA CUIDAR DA SAÚDE, TERÁ QUE ARRUMAR TEMPO PARA CUIDAR DA DOENÇA”.

Essa é uma verdade absoluta, já que a maioria das pessoas não fazem um controle contínuo de sua alimentação e suplementação e quando ficam doentes, querem resolver em 1 mês tudo o que estão negligenciando a anos.

Qual a função das vitaminas e fitoterápicos?

A medicina natural (alternativa ou preventiva) é uma terapia que se baseia na cura do organismo segundo suas próprias habilidades naturais. A busca por manter o corpo saudável usando recursos naturais como folhas e raízes vem desde nossos mais antigos antepassados.

A própria medicina convencional sabe da importância de um corpo saudável e uma mente sã no processo de cura. Então antes de se deixar adoecer, devemos a todo custo prevenir a doença.

E o nosso corpo, que é uma máquina maravilhosa, tem mecanismos próprios para fazer isso. Mas você deve dar a ele o “combustível correto” para que isso aconteça.

Muita gente se pergunta qual é a vitamina ou suplemento certo para cada tipo de necessidade ou doença. Veja abaixo os principais tratamentos, separados por alguns grupos básicos:

Antioxidantes/ sistema imunológico e cardiovascular

-Vit C
-Vit E
-Glutamina
-Pynogenol
-Polivitaminico
-ZMA
-Ômega 3
-Omegas 6 e 9
-Melatonina
-Resveratrol
-Selênio
-Mirtilo
-Feijão vermelho
-Alcachofra
-magnésio dimalato
-vitamina D

Saúde mental

-Selegilina
-5http
-L dopamina
-Tofisopam
-Vitez-agnus-castus
-Pregnenolona
-Vinho do porto(antes de dormir)
-(Gaba)
-LDN- esse é fantástico!
-Inositol
-Forscolina
-Alpha GPC
-Uridina
-ômega 3
-magnésio dimalato
-vitamina D

Inibidores de Aromatase

-Anastrozol
-Letrozol
-Exemestano(age de outra forma)
-Tamoxifeno
-Clomid

Inibidor de prolactina

Cabergolina

Inibidores de 5 Alpha reductase

-Saw Palmetto
-Pigeon africano
-Finasterida
-Dutasterida

Queda de cabelo e espinhas

-Espironolactona
-Shampoo 2%cetoconazol
-Biotina(para crescimento)
-minoxidil
-Creme de IGF1
-Oleo de prímula
-D pantenol

Testosterona FSH e LH

-Tribulus terrestris/ Maca Peruana/ Mucuna pruriens
-HCG
-ZMA
-vitamina D

Tireóide (T3 e T4)

-Lugol
-Taurina(jejum)
-Tirosina(Jejum)
-Zinco
-Selênio
-Vitamina C
-Vitamina D
-EPA (ômega 3)
-Iodo
-vitamina D

Sensibilidade a insulina

-Metformina

Ânimo/disposição

-Ginseng
-Cafeína
-Gigko Biloba
-Mirtilo negro
-Espinheiro branco
-Centelha asiática
-Creatina
-Arginina
-Melo (melancia)
-Alho
-magnésio dimalato
-vitamina D

Fígado

-Silimarina
-Xantinon
-Pneumus boldus (boldo)
-Ananas comosus (Abacaxi)
-ômega 3

Colesterol Bom HDL

-Óleo de coco
-Oleo de amendoim
-Castanha
-Gorduras animais em geral
-ômega 3
-vitamina D

Saúde muscular

-Creatina
-Albumina
-Whey proteín
-Creatina
-Vit B6
-magnésio dimalato

Devem ter reparado que 3 suplementos se destacam em vários tipos de problema. São essenciais para qualquer pessoa e a maioria tem deficiência e nem sabe. São eles: Magnésio, a Vitamina D e o ômega 3.

Os benefícios do Magnésio

O Magnésio é o mineral da vida. Só existe vida em nosso planeta graças ao magnésio. Ele é encontrado em maior quantidade em solos de origem vulvânica. Como sabem, não temos vulcão no Brasil, então aquele papo de que você pode conseguir magnésio pela alimentação é balela.

beneficios-do-magnesio

A melhor forma de repor a deficiência de magnésio é fazendo uso do Magnésio Dimalato. Ele é a forma mais natural de suplementar magnésio, pois é 100% mineral e até mesmo a Anvisa o considera como ALIMENTO.

Além disso, ele tem a vantagem de ter o ácido málico, que é um ácido orgânico que faz uma síntese celular importante em nosso corpo, chamada de O Ciclo de Krebs, responsável por nossa energia celular.

Muita gente confunde o Magnésio Dimalato com o Cloreto de Magnésio PA, o que é um erro básico. O Cloreto de Magnésio PA é SINTÉTICO e foi criado para utilização industrial. Tem efeitos colaterais severos e deve ser utilizado com cautela. Sempre que possível, opte pelo Magnésio Dimalato.

Os benefícios do Ômega 3

O Ômega 3 é um suplemento repleto de ácidos graxos essenciais, ou seja, não são produzidos pelo organismo mas você precisa muito deles para que você possa ter uma saúde melhor. É o único tipo de gordura que seu corpo não consegue produzir sozinho.

Encontrado mais facilmente no óleo de peixe de águas profundas e geladas, o ômega 3 pode ser dividido em 3 grupos:

– Ácido Alfa-linolênico (ALA) – encontrado em óleos vegetais, nozes e semente de linhaça;
– Ácido Eicosapentaenoico (EPA) – encontrado a partir do consumo de peixes (como o salmão);
– Ácido docosa-hexaenoico (DHA) – encontrado no óleo de peixe, assim como o EPA, sendo conhecido como ômega 3 marinho.

A maior parte dos benefícios do ômega 3 está associada ao EPA e ao DHA, e não ao ácido alfa-linolênico, que é de origem vegetal. Como o corpo é capaz de converter o ALA em EPA e DHA apenas em pequena proporção, o ideal é priorizar o consumo de ômega 3 de origem animal, no caso o óleo de peixe.

Priorize o consumo de ômega 3 livre de chumbo e metais pesados, pois senão você pode estar consumindo ômega oxidado. Além dessa dica, o conhecido teste do congelador (ômega de qualidade não congela) também ajuda na escolha de produtos de qualidade.

O uso de ômega 3 é essencial para a saúde das membranas celulares. Por isso são responsáveis diretos pela produção de hormônios que controlam os processos metabólicos relacionados à coagulação sanguínea e em processos inflamatórios do organismo.

Os benefícios da Vitamina D

A Vitamina D é a principal responsável pela absorção de Cálcio no organismo e isso é essencial para que você tenha ossos e dentes saudáveis. Além disso, é amplamente relacionado a doenças como obesidade e diabetes.

Você pode melhorar sua quantidade de vitamina D tomando 15 a 20 minutos de sol TODOS OS DIAS (pessoas de pele negra precisam de 1 hora), entre 11h e 14h, pois é nesse horário que os raios solares estão mais favoráveis.

Além disso, tem que tomar sol com a maior parte do corpo descoberta. Quem tem tempo de fazer isso, gente? Existe ainda a possibilidade de repor a vitamina D co consumo de peixe, gema do ovo, frutos do mar e derivados de leite.

Mas é unânime que o Sol é a melhor forma. Como você não tem como ficar de biquini ou sunga na hora do almoço, é importante começar a pensar em suplementar.

Existem vitamina D em gotas (Dê preferência a dosagens maiores que 10.000Ui) e em cápsulas. Se você for no médico, ele vai mandar você tomar 1.000Ui ao dia, o que só vai fazer você gastar dinheiro.

O ideal é tomar de 5 a 10 mil Ui, dependendo de como está o nível no seu sangue. Um simples exame de sangue te dará essa informação. O Dr. Lair Ribeiro recomenda que a dosagem de Vitamina D no seu sangue seja superior a 50. A maioria das pessoas não tem nem 20. Então fique de olho.

Suplementação básica para uma boa saúde

Como pudemos observar, o magnésio dimalato, juntamente com o ômega 3 e a vitamina D são suplementos que qualquer pessoa deveria usar, independente de ter ou não doenças. Eles são essenciais para uma boa saúde.

Como se encaixam em vários tipos de doenças e todo mundo tem esse tipo de deficiência no organismo, porque já não começar a utilizar como prevenção? Sua imunidade vai melhorar muito e a chance de você adoecer será cada vez menor.

Deixe seus comentários se faltou algum item na nossa lista. Sucesso e boa saúde!

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas a algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *