Tempo de leitura: 3 minutos
O curativo a vácuo tópico é um método muito utilizado na cicatrização de feridas. Ele estimula a cicatrização através da granulação à partir de uma pressão negativa e controlada no ferimento.
Isso acontece porque o curativo a vácuo aumenta o fluxo sanguíneo nos tecidos e isso estimula de forma direta na formação do tecido cicatricial, criando um ambiente benéfico para a migração epitelial, já que diminui a pressão intersticial e colonização de bactérias, o que rapidamente diminui o edema.
A pressão negativa feita pelo método vácuo de curativo tópico atrai os bordos da ferida ao centro, o que também possibilita diminuir sua dimensão.
O que é curativo à vácuo?
O procedimento é feito através de um equipamento que faz sucção, onde um coletor vai drenar a secreção que estará sendo aspirada diretamente da ferida. Em seguida, uma espuma de prata é aplicada juntamente com um filme transparente que deve vedar todo o leito do machucado.
O filme aplicado será furado para acoplar o conector. Existem dois métodos de curativo à vácuo. O contínuo e o intermitente. No primeiro, como o próprio nome sugere, a pressão é feita de forma continuada. No intermitente, o aparelho aplica variações de pressão, entre mínimo e máximo.
Terapia por Pressão Negativa – Quando é indicado?
Esse tipo de curativo é indicado para qualquer tipo de feridas. Mas, é mais comum em tratamentos de úlceras venosas, diabetes, escaras ou queimaduras.
O mecanismo de ação dessa terapia compreende:
- Formação de vasos sanguíneos para melhorar o fluxo de sangue para o leito da ferida.
- Controle do exsudato (secreção que sai da ferida) atráves de uma sucção contínua.
- Retração das bordas.
- Controle da carga bacteriana, diminuindo o risco de infecções.
Benefícios do Curativo a Vácuo
A velocidade com que a ferida se cura é a principal vantagem desse tipo de tratamento, o que reduz muito os custos totais em comparação com uma terapia comum.
Contraindicações do curativo a vácuo
Esse tipo de tratamento NÃO é indicado nos seguintes casos:
- Feridas sangrantes em pacientes com distúrbios de coagulação.
- Feridas com fístulas drenantes abdominais.
- Presença de tecido morto (nercrose).
- Feridas oncológicas.
- Exposição de vasos e nervos.
Qual é o preço do curativo a vácuo?
O preço do tratamento pode variar entre R$ 200 a R$ 500 reais por dia, em hospitais e clínicas privados. Estudos indicam que esse tipo de terapia reduz muito o tratamento, já que acelera a cicatrização e diminui as trocas de curativos comuns, o que acaba reduzindo de forma drástica os custos do tratamento.
Terapias a Vácuo tem cobertura dos convênios?
O curativo a vácuo ou terapias por pressão negativa são procedimentos que não estão no rol da ANS. Então, os convênios não são obrigados a cobrir esse tipo de tratamento.
Mas, geralmente os planos de saúde acabam avaliando a necessidade de adotar o tratamento e reduzir o tempo, encontrando uma relação de custo benefício e nesses casos, eles acabam cobrindo as despesas.
Como realizar a terapia de curativo a vácuo?
Se a gravidade da ferida for grande, você deve procurar um médico cirurgião especializado em feridas ou um estomaterapeuta, que é um profissional de enfermagem especializado em estomaterapia, especialização de reabilitação com treinamento específico e habilidades para o cuidado dos clientes ostomizados, portadores de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária.
Conclusão
O uso do curativo a vácuo se mostrou um método eficiente no preparo das feridas para o reparo cirúrgico em úlceras ou feridas infectadas.