Tempo de leitura: 4 minutos
Quando o bebê está dentro da barriga da mãe, o lábio leporino pode ocorrer, já que ele é fundido, juntamente ao céu da boca. A cabeça é formada por duas grandes porções e vai se fundindo no meio para a formação da boca, mas quando não é feita da forma correta, acontece o desenvolvimento da fenda palatina.
Geralmente, o lábio é formado na quinta ou sexta semana de gestação, e quando isso acontece, há uma perda de lábio, ou seja, ele fica ausente e uma abertura do que popularmente chama-se céu da boca.
Então, essa má formação fetal faz com que a criança não tenha o seu lábio fechado totalmente.
Em alguns casos, isso emite uma alteração estética, em que o lábio fica grande e em outros casos, pode trazer a dificuldade para a criança falar, trazendo várias complicações.
Além disso, poderá trazer grandes problemas sociais, fazendo com que a pessoa fique constrangida, ou surge até mesmo algum tipo de preconceito.
É importante lembrar que as pessoas que possuem o lábio leporino e não existe relação com deficiência mental, é somente uma má formação do rosto.
O especialista será muito importante, porque ele conseguirá fazer o diagnóstico do lábio leporino e orientar os pais, e quando a criança nascer também poderá analisar a sua dentição por meio de uma radiografia panorâmica valor.
Quais são os fatores que podem ajudar no desenvolvimento da fenda palatina?
As causas deste problema ainda não são muito bem determinadas. No entanto, pesquisas e observações dos pacientes acometidos mostram que pode existir uma relação entre a sua presença e fatores genéticos. Por exemplo:
- A exposição da mãe e elementos radioativos;
- Uso de certos medicamentos;
- Deficiências nutricionais durante a gestação;
- Uso de substâncias nocivas.
Essas são algumas possibilidades em que foi possível visualizar com pessoas que já sofrem com essa questão.
Além do mais, é importante dizer que é necessário o acompanhamento em uma clínica odontopediatria, desde a gestação para que ele já possa dar as recomendações necessárias.
Porém, de qualquer forma, não só para evitar o desenvolvimento da fenda palatina, mais qualquer outro tipo de má formação no bebê.
É importante que a mãe evite cigarros e bebida alcoólica e tenha um pré-natal cuidadoso, tendo uma boa alimentação na gestação, principalmente vitaminas.
As pessoas acham que a odontologia não influencia na gravidez, mas pelo contrário, ou a mãe com uma doença periodontal que suportam os dentes.
Isso poderá fazer com que a mãe tenha seu parto prematuro, por isso, é importante ir periodicamente na clínica de dentista.
Quais são os impactos do lábio leporino na dentição?
Além das questões estéticas, isso pode gerar consequências importantes para o desenvolvimento do recém-nascido, como por exemplo, impedi-lo de mamar corretamente. Existem também outras consequências, como:
- Dificuldade respiratória;
- Perda da audição;
- Má formação dos dentes;
- Atraso no desenvolvimento;
- Problemas com a autoestima.
Além de todas essas consequências que a criança pode passar, ela também pode sofrer com o entrosamento de dente, sendo necessário de imediato já buscar um tratamento ortodôntico para utilizar o aparelho de dente.
Após o diagnóstico, os pais deverão tirar todas as dúvidas e se orientar com o especialista, buscando saber tudo o que será necessário para o melhor desenvolvimento da criança que desenvolveu essa fenda.
As crianças que sofrem com o desenvolvimento do lábio leporino têm problemas em sua dentição, e possivelmente, os pais irresponsáveis logo ao saber do diagnóstico, já deverão procurar saber sobre o implante dental quanto custa.
É possível fazer uma substituição de dentes mal formados ou repor dentes que não nasceram com implantes?
Essa é uma pergunta que muitas vezes aflige os pais, principalmente de crianças que possuem o lábio leporino. Infelizmente, como foi dito, essa má formação poderá fazer com que ela tenha um atraso em sua dentição, ou até mesmo uma má formação.
Melhorar a sua vivência em sociedade e também os seus hábitos durante o dia a dia, além de ser possível colocar o mantenedor de espaço nessa criança.
Então, um aparelho que possui os dentes e a criança vai utilizando esse aparelho, até ela possuir um espaço para poder colocar o implante. Em alguns casos é necessário uma cirurgia ortognática para melhorar a mastigação.
É muito importante alinhar as especialidades, porque neste caso, é possível fazer um encaminhamento da criança para o ortodontista e o início do tratamento com aparelho começar, ela desenvolver e chegar na idade de fazer um implante.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.