Tempo de leitura: 3 minutos
Temos tantas ocupações, tantos projetos e obrigações, que as vezes nem nos damos conta de como é puxada a nossa rotina. Noites de sono curtas e muitas vezes tensas, conduzidas por pensamentos sobre o por vir, pode virar uma insônia.
Lemos e ouvimos todos dizerem que noites bem dormidas fazem muito bem à saúde física e mental, só que, muitas vezes, nosso corpo e mente entram em descompasso.
Já deve ter parado para pensar nisso, mas como começar algo para melhorar?
A FADIGA ADRENAL é um distúrbio, que pode manifestar-se após períodos prolongados de stress físico ou mental, trabalho em excesso, muitas vezes sem férias, ou mesmo durante elas, sem desligar-se do celular ou das contas a pagar, ou seja, mesmo nas férias, perde a capacidade de relaxar.
Pesquisas indicam que a meditação tem operado milagres nas pessoas. Ela não é só boa para ajudar a dormir bem, mas isso é um assunto para outro momento.
E não só a meditação, mas ela unida a alguns outros hábitos diários, levam o corpo a entender que é hora de desligar, recarregar.
Vamos sugerir uma rotina, para que possa dar um pontapé inicial nesses novos hábitos:
- Reserve um tempo para relaxar antes de dormir. Uns 30 minutos para tudo é o suficiente, mas use o quanto puder, afinal, cada um tem um tempo natural de fazer as coisas.
- Se gostar, prepare um chá bem gostoso, para que ele esteja na temperatura ideal, após um bom banho. Se não gostar, e o clima permitir, tome um leite quente.
- Falando em banho, um bem quentinho é um começo e tanto para o corpo começar a parar. Use um sabonete com perfume suave, faça bastante espuma e sinta seus movimentos suaves de limpeza e cuidados. Deixe que a água leve tudo que é sujo e pesado do seu corpo, físico e mental.
Se gostar de música, programe uma playlist calma para tocar enquanto toma seu banho relaxante.
- Terminado o banho, fique confortável, beba o chá e deite.
- Se espreguice, já na cama, como se estivesse levantando e solte o corpo em seguida, isso faz um bem enorme.
- Ler pode ser um bom exercício para relaxar. Mas escolha um livro físico, para que não fique exposto à luz do celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, que mantém o cérebro ligado. Prefira conteúdos leves e que acalmem.
- Pode trocar a leitura por ouvir sons relaxantes, como o barulho de chuva ou do mar. Tem alguns aplicativos que reproduzem esses ruídos. O som de uma fogueira é bem gostoso também, dá a impressão que se está no meio do mato, só que melhor, mais protegido. Com certeza você vai até sonhar com uma viagem num local que tenha os sons que você induziu.
- Apague todas as luzes, deite-se e faça uma meditação focada na respiração. Também tem aplicativos ótimos para isso, é só experimentar o que mais te faz bem.
- Algumas gotinhas de óleos essenciais calmantes, como lavanda e camomila, em um difusor podem ajudar a relaxar e diminuir o estresse. Caso não tenho o aparelho, pingue algumas gotas no pulso.
- Dormir com alguém que você gosta pode ajudar a pegar no sono mais rapidamente, mas se não tiver alguém ou não puder dormir com esse alguém, abrace um travesseiro e durma como se fosse essa pessoa.