Tempo de leitura: 4 minutos
A retenção de líquidos é um Edema, que de forma resumida, é um acúmulo de fluido nos tecidos. O principal sintoma é inchaço nos pés, mãos e tornozelos.
As maiores vítimas são as mulheres, principalmente quando estão grávidas. No entanto, pessoas sedentárias, independentemente da idade ou do sexo, também podem sofrer desse mal.
Felizmente, na maioria das vezes, edema não é um problema fatal, mas pode causar doença renal ou insuficiência cardíaca.
Para evitar tudo isso, você deve ter uma dieta saudável, rica e equilibrada.
1. Excesso de sódio
Uma dieta rica em sal comum é perigosa, especialmente se você bebe pouca água.
Mas não pense que o sódio só é encontrado apenas no sal.
Há outros alimentos, como os industrializados, alguns condimentos e enlatados que também têm excesso de sódio.
A dica é consumir sal marinho, que é muito mais saudável.
Além de, como já falamos, beber bastante água.
2. Deficiência de magnésio
Este é um mineral muito importante, essencial para o corpo. Se seu organismo estiver carente de magnésio, pode acabar obstruindo as funções e resultando na retenção de líquido.
Um estudo mostrou que 260mg de magnésio, por dia, é o suficiente para reduzir e aliviar essa condição.
Veja também: Magnésio Dimalato em pacientes com Fibromialgia
Portanto, invista em alimentos ricos nesse mineral, como chocolate amargo, frutas secas, iogurte, vegetais verdes, abacate, nozes, grãos integrais e ervilhas.
Converse com seu médico também sobre a suplementação com magnésio.
3. Deficiência de vitamina B6
Esta vitamina é capaz de equilibrar a água em nosso corpo. Por isso, sua deficiência pode causar edema. O Journal of Caring Sciences publicou um estudo sobre as mulheres que sofrem retenção de líquido a partir da síndrome pré-menstrual.
E os alimentos recomendados foram os ricos em vitamina B6, como frango, batata com a casca, pistache, carne magra, atum, peru, banana, frutas secas e sementes de girassol.
4. Deficiência de potássio
As células, os órgãos e os tecidos precisam de potássio para o bom funcionamento do corpo. Além disso, é esse mineral essencial que mantém o equilíbrio da água dentro do nosso organismo.
Se você come muitos alimentos com sal, mas deixa de consumir potássio, provavelmente vai desenvolver retenção de líquido.
Além disso, a falta de potássio pode causar cólicas, espasmos musculares e ganho de peso. Como o potássio é capaz de reduzir os níveis de sódio, também pode reduzir o edema.
Para absorver potássio, você pode consumir banana e melão. Eles têm muito potássio.
5. Carência de água
Se seu corpo ficar desidratado pela falta de água, o organismo vai tentar compensar retendo o líquido.
Para evitar, beba água e sucos ricos em potássio regularmente. Ao contrário dessas bebidas, o café e o refrigerante podem desidratar as células ainda mais.
6. Consumo excessivo de alimentos industrializados
Além de serem ricos em sódio e açúcar, alimentos industrializados também intoxicam e sobrecarregam o fígado e os rins.
Portanto, se você tem costume de comeres-te alimentos, procure diminuir o consumo deles. Este tipo de alimento pode causar doenças crônicas.
Plantas diuréticas
Há algumas ervas capazes de reduzir o inchaço, graças às propriedades diuréticas. Veja quais são:
- Dente-de-leão
- Cavalinha
- Pata de Vaca
- Salsa
- Hibisco
- Chá verde
- Urtiga
- Alho
- Funcho
Eu faço e recomendo: 😉
Experimente fazer uma infusão de 1 colher de cavalinha com 1 colher de pata de vaca em 2 xícaras de água. Tome uma xícara de manhã e uma à tarde.
Sempre que for bater um suco verde ou uma vitamina, coloque SALSINHA. Muitos conhecem apenas o lado gourmet dessa plantinha, mas saiba que ela inúmeras outras propriedades que desconhecemos. Uma delas é o chá de salsinha.
Veja como é simples:
Leve dois copos de água ao fogo. Quanto levantar fervura, desligue imediatamente. Nesse momento, adicione um punhado de salsa (aproximadamente 4 colheres de sopa). Tampe e deixe em infusão por alguns minutos.
Tome dois copos ao dia.
Se o gosto for muito forte, pingue algumas gotas de limão. Além de ajudar a melhorar o paladar, o limão também trará suas propriedades antioxidantes ao chá. Procure não prolongar demasiadamente o uso desse chá. Tente não exceder duas semanas.
E você? Tem alguma “receita da vovó” para tirar a retenção de líquidos? Compartilhe conosco… deixe seu comentário!
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.