Tempo de leitura: 4 minutos
Ninguém gosta de ter sensibilidade nos dentes. Isso porque, esse problema pode parecer inofensivo para muitas pessoas, mas a verdade é que pode chegar a doer muito e ser extremamente incômodo.
Dessa forma, além da dor, quem sofre com a sensibilidade ainda pode ter vários problemas, principalmente com a alimentação, deixando de comer direito por causa do incômodo, ou ainda pior, deixando de higienizar os dentes devido a sensibilidade.
Desse modo, uma vez que o paciente deixa de se alimentar da forma correta ou fazer a higienização bucal adequadamente, ele acaba suscetível a diversos outros problemas bucais que podem fazer um estrago e até mesmo causar doenças periodontais, fazendo com que seja necessário buscar por uma periodontista.
Portanto, confira a seguir algumas dicas sobre como evitar esse problema que pode atrapalhar e muito uma vida saudável, assim como uma boa qualidade de vida bucal.
Quais as causas da sensibilidade nos dentes?
Basicamente, a sensibilidade nos dentes acontece devido a um desgaste da camada protetora deles, que nada mais é do que o famoso esmalte dentário.
Além disso, outro ponto que pode causar sensibilidade é o desgaste da dentina, parte que fica atrás do esmalte do dente, e acaba sendo exposta pelo enfraquecimento do esmalte.
Devido a isso, se uma cárie não é tratada, por exemplo, é a dentina que ela alcança. Além disso, no centro do dente está a polpa dentária, que é preenchida por nervos e vasos sanguíneos.
De modo geral, a sensibilidade no dente ocorre quando a dentina é atingida.
Dessa forma, é justamente o alcance a essa parte que causam as dores conhecidas e famosas pela sensibilidade.
É por esse motivo que até mesmo a ingestão de alimentos, sejam eles muito frios ou muito quentes, podem acabar causando dores, fazendo com que a pessoa precise procurar uma clínica de odontologia.
Quais alimentos causam sensibilidade?
Uma vez que já foi possível entender o que causa a sensibilidade nos dentes, fica mais fácil compreender como evitar esse mal.
Dessa maneira, além de cuidar para que o esmalte do dente não seja gasto, e assim evitar a sensibilidade, também é necessário tomar cuidado com a comida.
Isso porque, existem alguns tipos de alimentos que vão contribuir para o desgaste do esmalte do dente, bem como, facilitar para o surgimento de doenças bucais que acabam te levando a precisar procurar um dentista 24h.
Confira a seguir alguns dos alimentos que podem ajudar a causar sensibilidade nos dentes:
• Vinagre;
• Vinho;
• Café;
• Refrigerantes;
• Energéticos;
• Isotônicos;
• Frutas cítricas (tangerina, laranja, limão, morango etc.);
• Molho de tomate;
• Tomate;
• Mostarda.
Além de tomar cuidado com os alimentos, existem outras práticas que podem ajudar na prevenção desse problema. Como por exemplo, a escovação. Isso porque, escovar os dentes com força ou de forma errada acaba desgastando o esmalte.
Fora isso, também é necessário tomar cuidado com pastas de dentes alternativas que podem acabar estragando a esmaltação do dente por terem compostos mais agressivos.
Por último, mas não menos importante, outra atitude que previne a sensibilidade dental é o hábito de fazer visitas regulares ao dentista.
Existem tratamentos para sensibilidade?
A resposta é sim! Existem alguns tratamentos que são realizados através de um consultório dentista.
Entretanto, o tipo de tratamento que será realizado vai depender justamente da análise do profissional, capaz de identificar os estágios da sensibilidade e outras peculiaridades que possam haver na saúde bucal do paciente.
Desse modo, existem alguns tratamentos que são comuns para acabar com a sensibilidade bucal.
Um dos mais comuns é justamente a aplicação de flúor nos dentes. Apesar de ser um procedimento mais antigo e tradicional, é uma opção de tratamento simples e que traz resultados satisfatórios.
Outra opção é a aplicação de dessensibilizantes profissionais. Esses produtos nada mais são do que uma espécie de agente químico que é utilizado depois que os dentes acabam tendo desgastes em sua superfície.
Dessa maneira, esse tipo de tratamento acaba sendo mais eficaz do que a aplicação de flúor.
Além disso, eles também são indicados para a maioria dos casos de sensibilidade dental ao frio, calor ou alimentos cítricos. Em resumo, esse tratamento pode ser aplicado por um dentista endodontia.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.