Tempo de leitura: 4 minutos
Seja como efeito de um estilo de vida pouco saudável, genético ou reflexo do estresse cotidiano, o bruxismo é um dos problemas odontológicos com maior incidência nos últimos anos.
Existem diversos tipos de bruxismo, assim como causas que podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, realizar a contratação de um plano ortodôntico vai fazer toda a diferença na hora de compreender e diagnosticar com propriedade.
Quer saber mais sobre o bruxismo e os principais sintomas indicativos da presença dessa condição? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.
O que é o bruxismo?
Uma das doenças mais comuns nos dias atuais, o bruxismo, na verdade, é uma atividade muscular parafuncional, ou seja que não possui função útil para o corpo. Ele se caracteriza por ações repetitivas na mandíbula, como apertar ou ranger os dentes.
Essa atividade muscular parafuncional ocorre quando há ações que empurram e apoiam de forma contínua a mesma estrutura óssea. Médicos contratados pelo plano dentário para mei dizem que o comportamento que resulta em bruxismo está listado na Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R).
Pesquisas científicas indicaram que durante o período de pandemia, a incidência de bruxismo e disfunção temporomandibular (DTM) cresceram, principalmente devido à ansiedade e estresse.
Quem sofre com o bruxismo pode passar por isso quando está em repouso, mas também acordado de forma inconsciente. Contudo, somente um profissional da saúde (com um plano de saúde bucal) poderá diagnosticar e indicar os tratamentos que serão mais funcionais.
Sintomas do bruxismo
Por ser uma atividade muscular parafuncional, os sintomas não surgem imediatamente e comumente são observados ao longo de um período mais extenso de tempo. No entanto, os indicativos mais proeminentes surgem nas manhãs, após o paciente acordar e apresentar dor na musculatura facial.
Isso acontece porque ao longo da noite, o paciente aperta ou range (alguns casos ambos) os dentes com intensidade, forçando toda a musculatura.
Outro sintoma bastante presente do bruxismo é o desgaste na superfície das dentições e o amolecimento da estrutura dentária. Um dentista conseguirá observar o processo de erosão dos dentes com propriedade.
Além da musculatura, as articulações também sofrem com a pressão, gerando incômodos seguidos de dor na região facial, assim como dores de cabeça ao acordar.
As dores de cabeça são mais fáceis de observar, mas outro sintoma comum do bruxismo é a queda na qualidade do sono, gerando um cansaço diurno, mesmo após dormir a noite toda.
Por existir uma série de doenças que acabam gerando diagnósticos errôneos, é necessário procurar um profissional apto a identificar o bruxismo. Caso não seja identificado, o paciente poderá apresentar problemas no funcionamento da articulação temporomandibular (o famoso ATM, ou articulação responsável por conectar a mandíbula e o crânio).
É importante descobrir o bruxismo nas fases iniciais, impedindo que cause o travamento da mandíbula ou dores duradouras na região facial e dos dentes.
Causas do bruxismo
O bruxismo é uma doença de diagnóstico complicado, justamente por possuir sintomas comuns para distúrbios do sono, estresse e problemas relacionados ao âmbito psicológico, ou de hábitos ruins.
Sendo assim, o bruxismo noturno pode não possuir uma única causa definitiva, possivelmente resultando de fatores genéticos, problemas respiratórios ou neurológicos. A apneia do sono e roncos podem ser tanto indicativos do problema, quanto o causador em si.
Fatores primordialmente psicológicos, como o estresse, ansiedade e tensão, podem desencadear o bruxismo.
Hábitos ruins podem acabar refletindo no desenvolvimento do bruxismo. O consumo de cafeína em excesso, álcool ou tabaco acabam sendo possíveis causadores, por afetarem a saúde física como um todo.
Determinadas drogas também geram refluxo, o que diminui o pH do estômago e aumenta a atividade muscular para mastigação, sendo assim criando uma atividade muscular parafuncional.
Os responsáveis pelo RH de companhias podem oferecer um plano dental para empresas, assim prevenindo ou tratando casos de bruxismo entre os colaboradores.
Principais tratamentos de bruxismo
O diagnóstico de bruxismo pode ser feito por um dentista, a partir da observação dos sintomas e indicativos. Ele irá indicar quais tratamentos podem ser mais eficientes para cada caso.
Alguns dos principais tratamento incluem estratégias terapêuticas, das quais devem incluir:
- Uso de placa de acrílico estabilizadora;
- Mudanças de hábito e comportamento;
- Melhora nos hábitos noturnos;
- Exercícios fisioterápicos.
Para aprimorar ainda mais os cuidados para tratamento do bruxismo, psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico são essenciais, assim como um acompanhamento com o dentista através do plano odontológico completo e todos os seus benefícios.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.