Tempo de leitura: 5 minutos
Calosidades são o resultado da pressão repetida aplicada no mesmo local no calcanhar. Como resultado, camadas extras de pele começam a crescer sobre a superfície afetada, que endurece e forma uma protuberância. Esta é uma reação do corpo para proteger a pele afetada da exposição a fatores irritantes ou agressivos.
Calos geralmente são indolores e aparecem mais comumente nos calcanhares, palmas das mãos, dedos dos pés e joelhos. Calçados apertados, andar descalço, certos trabalhos e o uso de certos instrumentos musicais estão entre as causas mais comuns de sua formação. Para se livrar deles, porque eles incomodam do ponto de vista estético, eis o que você pode fazer.
Tratamentos e remédios para os calos
1. Água quente
Antes de recorrer ao tratamento de farmácia, você pode tentar um remédio simples e prático, que é mergulhar a área afetada em água morna por 20 minutos. Você pode secar a pele com uma toalha limpa e tentar remover o calo com uma lixa de pés. Após várias sessões de água morna, você poderá remover completamente a superfície afetada, camada por camada.
2. Adesivo para calos
Os adesivos para calos geralmente são feitos de silicone ou de materiais macios, que podem ser aplicados na área afetada e usados sob meias, sapatilhas femininas ou roupas. Esses adesivos manterão as áreas afetadas longe da irritação, o que permitirá que elas se curem.
Recomenda-se evitar, adesivos medicinais que contenham ácido salicílico. Este ingrediente pode irritar a pele afetada e atrapalhar o processo de cicatrização.
4. Óleo de rícino
O óleo de rícino tem propriedades lubrificantes e pode ser útil ao tentar remover os calos. Você pode mergulhar a área afetada em uma mistura de água morna e cinco colheres de chá de óleo de rícino para lubrificar melhor a pele espessada.
5. Pedra-pomes
A pedra-pomes pode ser muito útil quando você tem um calo na sola dos pés. Depois de suavizar bem a pele, aplique a pedra-pomes com pressão moderada e com movimentos circulares, para remover as camadas da pele afetada. Além disso, não tente remover o calo de uma única sessão. Você pode repetir o processo semanalmente.
6. Sal de banho
O sal de banho tem propriedades esfoliantes. Um escalda-pés com sal pode ajudá-lo tanto a relaxar quanto a remover os calos. As partículas de sal ajudam a relaxar os músculos e a acalmar a pele.
Se você quiser apenas molhar a área afetada, misture duas ou três colheres de chá de sal de banho em uma tigela de água morna e mergulhe a trama ou calo por 20 minutos.
7. Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá tem propriedades antisépticas, antifúngicas e antibacterianas. Adicione algumas gotas de óleo de melaleuca a uma tigela de água morna e deixe a superfície afetada mergulhar completamente na água.
Uma vez que a pele engrossada amoleça, você pode começar a soltá-la facilmente, sem forçá-la. Não fique com a pele na mistura de água e óleo de melaleuca por mais de 15 minutos. Este tipo de óleo é forte e pode afetar e irritar a barreira natural da pele se exposto por muito tempo.
8. Bicarbonato e suco de limão
Este remédio envolve a combinação de um componente ácido, ou seja, suco de limão, com um componente químico, bicarbonato de sódio, o que leva a uma reação que ajuda a dissolver calos e feridas com mais rapidez e facilidade.
Para preparar este remédio, você precisará de um recipiente com água morna e duas ou três colheres de chá de suco de limão para começar. Depois de mergulhar a área afetada nesta mistura por alguns minutos, você pode adicionar o fermento à solução.
Partículas finas de fermento em pó e a ação esfoliante causada pela combinação com suco de limão podem ajudar a remover calos de forma mais eficaz.
Quando devo consultar um médico?
Calos e hematomas geralmente não são motivo de preocupação. Não é recomendado o uso de lâmina de barbear ou objeto pontiagudo para remover o espessamento da pele, pois há risco de infecção ou irritação da área afetada.
Se você notar corrimento purulento, sangramento ou descoloração, é importante procurar ajuda médica. Seu médico pode recomendar que você vá a um podólogo que ele monitorará sua infecção. Em casos mais urgentes, cauterizará a parte afetada.
Se você tem problemas de saúde que afetam sua circulação sanguínea e tem calos nos pés, você precisará ter muito cuidado ao tentar removê-los. É importante descobrir o motivo pelo qual eles aparecem, pois assim será mais fácil evitar seu aparecimento, mas também o risco de complicações ou outras doenças.
Métodos para prevenir a formação de calos
Depois de remover o calo que o está incomodando, você pode tomar certas medidas para evitar sua recorrência. Se você trabalha em um local que exija as mãos, use luvas de proteção.
A hidratação frequente das mãos também pode ajudar. Também é recomendado não andar descalço com frequência, pois esse hábito favorece o aparecimento de calosidades.
Quando estiver em casa, pode usar meias leves ou chinelos e, para o exterior, opte por sapatos confortáveis que não apertem as pernas e permitam que a pele respire. Por último, mas não menos importante, mantenha uma boa higiene das unhas dos pés. Unhas crescidas podem irritar a pele.