Tempo de leitura: 5 minutos
A expectativa de vida dos seres humanos cresce a cada dia. Seja porque temos mais acesso à informação (e com isso, cuidamos melhor de nossos hábitos diários) ou seja por conta dos avanços constantes da ciência, hoje é fácil enxergar uma pessoa com vivência saudável até os 80 anos.
E quando falamos de hábitos diários, estamos nos referindo à dietas mais balanceadas, melhores condições sanitárias, maior qualidade de vida, mais cuidados com a saúde física e mental, mais exercícios físicos, etc.
Cuide da sua saúde física e mental
A gente não precisa de muito para ser feliz, não é mesmo? Em vez de se preocupar com o que você tem ou onde está, o mais importante é dar atenção para seu corpo! Até porque é ele que permite que você vá a todos os lugares, certo? Então, é preciso acertar nos cuidados com a saúde.
Eu sei que muita gente acha que mudanças de verdade são aqueles de abalam totalmente a sua rotina. Porém, algumas atitudes aparentemente simples já garantem um cotidiano bem diferente, mais feliz e completo.
Duvida?
“Se você não tiver tempo para cuidar da sua saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da sua doença”
Dr. Lair Ribeiro
Separamos alguns itens ESSENCIAIS para quem quer chegar na terceira idade com qualidade (porque não adianta chegar preso numa cama, não é mesmo?):
Cuida da sua alimentação
As tentações gastronômicas estão por toda a parte. Mas isso não quer dizer que isso precisa ser uma regra em sua dieta. Você pode consumir doces, salgados, manteigas e outras gorduras sim, mas de forma ocasional. No dia a dia, dê preferência para frutas, verduras, legumes e carnes magras. O excesso é que faz mal. Então, procure ter uma dieta equilibrada.
Beba água
Uma boa hidratação é fundamental para sua saúde. A água é essencial para nosso corpo. O consumo mínimo recomendado é de 6 a 8 copos de 200ml por dia. Outras infusões, como chás, sopas, sucos, etc devem ser colocados fora dessa conta. Nem precisa dizer que vinhos e cerveja também não contam, e devem ser consumidos com moderação.
Faça exercícios fisicos
Não precisa virar um triatleta ou correr uma maratona… Basta um exercício moderado a forte, de 30 minutos ao dia para que você sinta os benefícios no dia a dia. Fazer uma atividade que você gosta, ajuda e muito.
O sedentarismo é considerado como um os fatores de mortalidade mais relevantes, pois a falta de exercícios mínimos comprometem a sua saúde coronária além de bagunçar seu colesterol, aumentar as chances de desenvolver diabetes ou pressão alta. E se pretende chegar até os 80 anos, é bom que esteja lá com um corpo forte e que sempre foi ativo, pois isso vai ajudar nas lesões, locomoção e doenças degenerativas naturais da idade.
Descanse o suficiente
Dormir bem é essencial para prevenir doenças. Isso é um dos hábitos mais antigos para uma vida saudável, pois estar descansado dá claresa de pensamentos, melhora a memória e ativa todo o sistema imunológico. E não importa apenas o tempo que você dorme (o ideal é entre 6 e 10 horas), mas também a qualidade desse sono. Dormir no escuro e atingir o sono mais profundo é essencial.
Mantenha-se longe do estresse
Trabalho, dinheiro, responsabilidades financeiras, doenças, pandemias… ok, tudo isso é difícil. Mas será ainda mais difícil se você estiver doente. Pessoas estressadas tem maior risco de desenvolver doenças cardíacas ou de teor cognitivo. Isso vai afetar diretamente seu sono. E mais cansado, você terá menos vontade de fazer exercícios. Então, tente relaxar
Fique longe dos perigos diários
As pessoas acham que uma boa saúde é apenas ter uma boa alimentação e suplementação, dormir bem e se exercitar. Mas não, não basta só isso. Os perigos estão no dia a dia e podem ser traiçoeiros e fatais, mas também facilmente evitados. Quer um exemplo?
Você mora num sobrado… se alimenta bem, toma seus suplementos certinho, se exercita, mas por um vascilo, escorrega na escada que estava sem corrimão…. e com isso quebra um osso ou bate a cabeça. Essa fratura vai te acompanhar pela vida toda e vai doer e te limitar todos os dias quando estiver mais velho.
Tem pessoas que moram em apartamentos sem proteção nas janelas. É um cuidado tão simples, mas que muitos negligeciam… E uma queda de janela pode ser fatal, seja para crianças, adultos, idosos ou até mesmo pets de estimação.
Se você mora em locais altos, o uso de redes de proteção é obrigatório para garantir segurança. Porque prevenir riscos também é cuidar da sua saúde.
O mesmo cuidado deve ser tomado em residências com piscinas… onde uma criança ou idoso pode cair sem ninguém ver, e não dar tempo de socorrer. São inúmeros os casos de acidentes domésticos que poderiam ser evitados com atitudes simples, assim como os hábitos básicos de alimentação, sono, exercícios, etc.
Quando falamos de qualidade de vida, tudo deve ser levado em consideração. Porque chegar aos 80 anos deve ser ótimo, desde que seja com qualidade… com lucidez, um corpo ativo e uma boa saúde.
Chegar aos 80 anos doente e em cima de uma cama ninguém quer. Então mude seus hábitos, cuide da sua alimentação e da segurança da sua casa, faça exercícios, evite o estresse, seja feliz e deixe a terceira idade chegar com a certeza de que fez o melhor para sua vida ao longo dos anos.
Link permanente