Tempo de leitura: 9 minutos
A Prímula (Oenothera biennis) é uma planta originária da américa do Norte. A partir de suas sementes é retirado o óleo de prímula, rico em ácidos graxos essenciais, os quais são os principais responsáveis pelos benefícios do oleo de Prímula serve para ansiedade. Uma forma natural de promover a saúde do seu organismo é utilizando óleo de prímula em cápsulas.
Ele é também conhecido como Óleo de Onagra. Para potencializar os seus efeitos, é recomendado que o óleo de prímula seja consumido juntamente com pequenas doses de vitamina E, melhorando a sua absorção.
Mas para que serve o Óleo de Prímula?
O óleo de prímula é rico em ácidos graxos essenciais que regulam várias funções metabólicas e não são produzidos pelo próprio corpo. O óleo de prímula é uma fonte de ômega-6, contém grandes quantidades de ácido linoléico e ácido gama-linolênico.
O ácido gama-linolênico (GLA) é o principal responsável pelos efeitos terapêuticos da prímula. Suas funções incluem o controle da pressão arterial, redução do colesterol, manutenção da função e integridade das células e controle da inflamação.
Seu efeito na redução da inflamação crônica deve-se ao fato de que o ácido gama-linolênico está envolvido na biossíntese de prostaglandinas. Em particular para a síntese de prostaglandina E1 (PGE1).
A prostaglandina E1 ajuda, entre outras coisas, a reduzir a inflamação, prevenir a trombose, melhorar os níveis de colesterol, fortalecer a parede dos vasos sanguíneos.
Em 1989, horrobin introduziu uma revisão do uso da prímula da noite em reumatologia e mostrou o potencial do GLA para o tratamento de doenças reumáticas.
Quem fez algum tipo de cirurgia ou tratamento médico que faça uso de dietas hospitalares fazem uso de alimentos ricos em ácidos graxos essenciais como é o caso do óleo de prímula, pois eles ajudam na recuperação da função metabólica do organismo.
Indicações do Óleo de Prímula
As indicações do óleo de onagra vão além do tratamento da artrite reumatóide. Ele foi listado como um auxiliar na esclerose múltipla, casos de câncer, Alzheimer, esquizofrenia, síndrome da fadiga crônica e asma. Além de obesidade e perda de peso, bem como queixas gastrointestinais. O mesmo se aplica a doenças de pele como eczema, psoríase e acne.
O óleo de prímula também teve um efeito positivo nas mulheres e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa. Porque o ácido gama-linolênico atua no equilíbrio da produção de hormônios.
Outro ponto a observar é que durante a menstruação o corpo produz uma série de prostaglandinas, que são substâncias inflamatórias. O GLA interrompe essa produção e minimiza sintomas como cãibras, sensibilidade mamária, síndrome do intestino irritável e inflamação relacionada à endometriose.
Óleo de Prímula Emagrece?
O óleo de prímula é um grande aliado na perda de peso porque estimula o corpo a usar a gordura armazenada para obter energia. Desta forma, a queima de gordura é favorecida.
De acordo com os estudos sobre o ácido gama-linolênico (GLA), 38 pessoas foram divididas em dois grupos. Um grupo tomou quatro cápsulas de óleo de prímula durante oito semanas. Este grupo perdeu uma média de 9 kilos.
Por ser rico em propriedades antiinflamatórias, o óleo de prímula ajuda a combater a inflamação crônica causada pelo excesso de peso. Essa inflamação dificulta a perda de peso. Outro efeito do óleo de prímula que ajuda na perda de peso é a restauração da função hormonal. Desta forma, melhora o metabolismo geral e torna difícil a retenção de líquidos.
Ajuda a controlar o apetite e evita a liberação excessiva de insulina, hormônio que estimula o armazenamento de gordura.
Óleo de Prímula serve para Ansiedade
O óleo de prímula também pode ajudar a aliviar a ansiedade. Aqui, também, as propriedades dos ácidos graxos essenciais contidos no óleo de prímula são benéficas para maior fluidez e atividade cerebral.
Isso se deve às suas propriedades antiinflamatórias e de equilíbrio hormonal. O óleo de prímula ajuda com a ansiedade, alterações de humor e melhora a neurotransmissão da serotonina, um hormônio associado ao bom humor. É também um aliado poderoso para os sintomas da TPM.
Óleo de prímula e a ansiedade?
O óleo de prímula se tornou popular entre as mulheres, especialmente aquelas que sofrem com a TPM e seus efeitos colaterais. O ácido graxo contido na prímula é ótimo no combate da acne, pois reduz as inflamações na pele e diminui o número de células causadoras de lesões. Além disso, é ótimo para hidratar a pele.
Combate mesmo a TPM?
Acreditava-se que o óleo de prímula tinha os seguintes efeitos no controle hormonal:
- Combate à depressão;
- Suaviza a irritabilidade;
- Diminui o inchaço.
Eventualmente, há crença de que ele detinha esses efeitos foi desvalorizada. Não só, também se acreditava que o óleo poderia reduzir dores no seios sofridas por mulheres no período pré-menstrual.
Profissionais de medicina, especialmente ginecologistas, alertam para o fato de não haver real comprovação científica para o potencial medicinal do óleo. Assim, não há evidências reais que comprovem os possíveis benefícios do óleo para mulheres que sofrem com a TPM.
Mas, como é um composto praticamente sem efeito colateral, é melhor que você teste por sí mesma. Se você está experimentando sintomas fortes e persistentes relacionados à TPM ou à menopausa, procure um ginecologista para monitorar a situação.
Óleo de Prímula Benefícios
O óleo de prímula serve para ansiedade. É também conhecido como óleo de onagra, tem efeitos antiinflamatórios e é usado como auxiliar no tratamento de doenças sistêmicas caracterizadas por inflamação crônica. ajuda a aliviar a dor e a inflamação nesses casos. Dizem também que o óleo de prímula emagrece. Será?
Ajuda a tratar problemas de pele como eczema, dermatite e psoríase. Pode ser útil no tratamento da acne ou da pele seca, pois ajuda a regular a secreção de sebo. O óleo de prímula contribui para a preservação da beleza e promove a elasticidade e resiliência da pele. Também é usado para fortalecer unhas e cabelos.
O óleo de prímula também tem efeitos benéficos na circulação sanguínea. Ajuda a controlar os níveis de colesterol, baixar a pressão arterial e melhorar o fluxo sanguíneo, pode combater a agregação plaquetária e prevenir acidentes vasculares cerebrais.
O óleo também pode ser usado como um adjuvante em certos distúrbios do sistema nervoso. Por exemplo, doença de Parkinson, esclerose múltipla e outras lesões causadas por degeneração neuronal. As propriedades do óleo de prímula também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e podem ser úteis em alergias e asma.
Veja Também: Benefícios do Inhame para o Homem
O óleo de prímula tem um efeito sobre os sintomas da TPM. Durante o período pré-menstrual, as mulheres costumam se queixar de gases, depressão, irritabilidade, dores de cabeça e seios doloridos. Todos esses sintomas podem diminuir após o uso do óleo de prímula.
Hoje ele é indicado como tratamento coadjuvante por ser grande fonte de um ácido que auxilia na redução das prostaglandinas inflamatórias e no aumento das anti-inflamatórias que dão alívio nas cólicas menstruais, dores nas mamas e na retenção hídrica. Cabe ressaltar que algumas mulheres com TPM apresentam deficiência de ácido gamallinolênico. Por isso a importância da Prímula nesse período.
Os eicosanoides anti-inflamatórios também podem estar associados a uma redução do colesterol. No entanto, não há evidências específicas sobre o benefício.
Alguns benefícios do Óleo de Prímula
- Auxiliar no tratamento da hipertensão arterial;
- Diminuir os níveis de colesterol circulantes;
- Prevenir a ocorrência de trombose;
- Prevenir doenças cardiovasculares;
- Auxiliar no tratamento de problemas de pele, como acne, eczema, psoríase e dermatite;
- Prevenir a queda de cabelo;
- Aliviar os sintomas do Lúpus;
- Auxiliar no tratamento de artrite reumatoide.
Contra Indicações do Óleo de Prímula
Normalmente, consumir óleo de prímula não causa efeitos colaterais, mas algumas pessoas podem relatar dores de cabeça, dor abdominal, vômitos ou diarreia, por exemplo. Este óleo é contra-indicado em pessoas alérgicas a plantas da família do bulbo, como a prímula da noite, ou alérgicas ao ácido gama-linolênico.
Também é importante observar o uso de óleo de prímula junto com medicamentos usados para tratar transtornos mentais. Doenças como clorpromazina, tioridazina, trifluoperazina e flufenazina, pois pode haver um risco aumentado de convulsões.
Você pode pesquisar muito sobre o óleo de prímula e seus benefícios em diversos sites de saúde ou em agregador de links que tenham conteúdo específico sobre esse assunto.
Como tomar o óleo de prímula?
A dose diária recomendada de óleo de prímula está entre 500mg a 1000mg. É um produto relativamente barato e normalmente costuma-se fazer uso de cápsulas de óleo de prímula de 500mg, que podem ser ingeridas 2x ao dia, antes das principais refeições.
Onde Comprar Óleo de Prímula?
Procure por produtos que possuam GARANTIA DE QUALIDADE, LAUDO TÉCNICO e são REGISTRADOS NA ANVISA.
Sugestão de uso: Ingerir 1 cápsula de Óleo de Prímula Em Capsulas duas vezes ao dia, antes das principais refeições.
Principais Benefícios do Óleo de Prímula
– Auxilia no combate aos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual)
– Auxilia no combate aos sintomas da menopausa
– Protege o sistema cardiovascular
– Óleo de prímula emagrece
– Auxilia no combate a hipertensão
– Auxilia na melhora da circulação
– Auxilia no tratamento de problemas de pele
-Auxilia na manutenção da beleza da pele
– Fortalece o sistema imunológico
– Óleo de prímula serve para ansiedade
– Auxiliar no tratamento de artrite reumatoide
– Ajuda a emagrecer- Favorece as funções cognitivas
Link permanente
Link permanente