Tempo de leitura: 5 minutos
Na área de modificações corporais, alguns materiais são mais vantajosos do que outros, pois duram mais tempo e não oferecem tanto risco de inflamação. Mas, será que o piercing de titânio inflama?
Como pode uma joia tão pequena e delicada causar sentimentos e gerar opiniões tão contrárias? Ah, os piercings… Tem quem os ame, tem quem os odeie, mas hoje nós viemos falar sobre um tipo específico de piercing: o piercing de titânio e a vantagem de escolher esse material.
Também vamos falar um pouco sobre o que fazer quando o seu piercing de titânio inflama.
Por que usar piercing de titânio?
O titânio apresenta o melhor custo x benefício dentro do mercado de piercings corporais. Escolher esse material é, com certeza, a melhor coisa que você pode fazer, já que ele é biocompatível, resistente e não contém níquel.
Os piercings de titânio são mais leves, resistentes e confortáveis do que os outros materiais, como o aço cirúrgico. Além disso, eles têm as menores taxas de reação alérgica do mercado.
A probabilidade de uma joia de titânio causar inflamação ou infecção é praticamente nula e, se isso aconteceu, provavelmente a joia não era de titânio ou você fez algo de errado no período da cicatrização.
Afinal, qual é o melhor material para um piercing?
Apesar de ser uma pergunta complexa, o melhor material para um piercing é aquele que trabalha em mais harmonia com o seu corpo. Isso porque cada corpo é um corpo e é impossível prever os tipos de reação que podem acontecer com o uso de piercings.
Se a pele for muito sensível, uma boa opção é o ouro.
Não fure suas lindas orelhas com qualquer um
Existem muitos cuidados que precisam ser realizados pelo body piercer para garantir a melhor experiência que você pode ter ao colocar o seu piercing. Um bom profissional vai garantir que tudo o que você precisa será atendido e que todos os cuidados serão tomados.
Aproveite para avaliar o local, as joias, os recipientes e produtos que serão utilizados.
Respeite o período de cicatrização
Seu corpo precisa de um período de cicatrização específico e você deve esperar pacientemente até que ele chegue ao fim. Isso porque qualquer ataque ao seu corpo pode gerar um processo inflamatório que causa dor e até mesmo a retirada do piercing para intervenção cirúrgica.
É muito importante unir o processo de cicatrização com a limpeza e higienização do local onde o piercing foi colocado e a joia, para evitar inflamações indesejadas.
É necessário limpar a área em volta com um cotonete molhado em substância antisséptica e remover o piercing para garantir que nada fique sujo.
Meu piercing inflamou e agora?
Se mesmo com todos os cuidados seu piercing acabou inflamando, então é possível que sua alimentação tenha auxiliado no processo de inflamação, mas não é nada que não se possa resolver.
Para combater essa inflamação, você vai precisar de uma rotina de cuidados especiais, são eles:
- Higienizar o local várias vezes ao dia para remover o pus e as bactérias da região
- Secar bem após o banho e a higienização, sempre com um pedaço de papel higiênico ou uma toalha específica para isso.
- Use uma pomada para piercing inflamado para ajudar a inflamação a cicatrizar mais rápido
- Se a inflamação estiver muito dolorida ou com secreção escorrendo, vá ao médico. Ele provavelmente te passará medicamentos orais para controlar a inflamação.
- Evite o atrito usando roupas leves, confortáveis e arejadas, prendendo o cabelo ou tirando outros brincos ou piercings de perto. Para dormir procure uma posição onde o piercing não encoste na cama ou travesseiro.
- Sua alimentação vai interferir muito nesse processo, então faça uma dieta balanceada, sem doces, álcool e carboidratos. Esses alimentos têm efeito inflamatório e vão prejudicar a cicatrização.
Seguindo essas recomendações, as inflamações dos seus piercings vão passar mais depressa e você vai poder curtir suas joias sem nenhuma preocupação.
Outra coisa para ficar atento é se as joias estão inflamando com muita frequência. Se esse for o caso, você deve pensar em trocar o piercing ou o material que escolheu e verificar se isso continua acontecendo.
Alguns corpos são mais suscetíveis a inflamações, então é importante respeitá-los para conseguir usar seus piercings com segurança e conforto.
Um piercing por look
Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter várias opções de piercings disponíveis para variar de acordo com o dia ou a roupa que está usando, o ideal é comprar uma caixa de metal ou plástico, que você consiga higienizar sempre que possível. Faça a higienização, também, do piercing toda vez que for utilizá-lo.
Isso porque deixar as joias abertas e expostas pode contribuir com a inflamação do local onde o piercing foi colocado, pois pode acumular bactérias, poeira e sujeira.
Sempre que for realizar a troca do seu piercing, faça o processo de higienização da joia e do local onde você vai colocá-lo e não esqueça de lavar bem as mãos.
[vídeo_do_youtube]
Para entender os benefícios do uso do piercing de titânio, veja o vídeo do canal Viper Tattoo.