Tempo de leitura: 6 minutos
A sarna em gatos é uma doença que pode afetar qualquer tipo de felino, independente de sua higiene, idade ou gênero. Saiba aqui como fazer o tratamento caseiro para sarna de gatos.
Escabiose Tratamento Caseiro
A Sarna ou Escabiose é uma doença parasitária causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. É considerada uma doença contagiosa e pode ser transmitida através de roupas contaminadas ou contato interpessoal.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas.
Como tratar Sarna em Gatos
Já nos felinos, a infestação de ácaros Notoedris Cati é muito desagradável e produz muita irritação, coceira e feridas, uma vez que penetram de forma profunda na pele do bichano. Muitas vezes, até crostas são formadas.
Antes de mais nada, convém informar aos donos de felinos que a Sarna em Gatos não é algo tão comum quanto nos cachorros. Quanto mais rápido é detectada, mais rápido e eficaz é o tratamento.
Se o seu gatinho estiver com sintomas de Sarna, recorra imediatamente a um veterinário. Mas, vamos deixar algumas dicas de remédios caseiros para sarna de gatos, assim você pode cuidar do seu felino previamente até que consiga agendar a consulta com o especialista.
Sarna em Gatos – Tratamento
Por ser uma doença altamente contagiosa, a Sarna em Gatos pode ser contraída rapidamente caso seu animal tenha contato com outro bichinho infectado.
A doença pode afetar humanos, então é imprescindível que o tratamento seja feito o mais rápido possível.
Se você não der atenção, rapidamente a sarna pode se estender por todo o corpo do seu gato. A princípio ela atinge regiões do pescoço, ouvido e cabeça.
Principais sintomas da Sarna em Gatos
A sarna se caracteriza pelo prurido severo, além de perda de pelos e crostas pela pele. Os sintomas comuns são:
- Ardor e coceira extremo
- Inflamação e Irritação da pele
- Ansiedade e estado anímico
- Mau cheiro
- Alopécia (perda de pelo)
- Perda de peso
- Crostas nas regiões afetadas
- Seu gato vai se morder ou se arranhar para se coçar.
Como iniciar o tratamento caseiro?
A primeira coisa é isolar seu gato de outros animais, deixando ele em quarentena até o final do tratamento. Isso pode levar semanas ou até meses, principalmente se o seu animal tiver pelo comprido. Considere raspar a pelagem bem baixinho durante o processo.
É recomendável ter redes de proteção nas janelas e demais vãos abertos do imóvel para evitar que o seu gato saia para a rua. São nessas escapadas que ele pode pegar esse tipo de doença de outro felino.
Limpe tudo antes de iniciar o tratamento e mantenha a higiene durante todo o processo. Isso inclue a higiene do animal e dos seus itens, como cama, colares, brinquedos e recipientes de alimentação.
Tipos de Sarna de Gato
A sarna é uma doença dermatológica e pode se apresentar de diferentes formas em seu gato:
Sarna Demodécica em Gatos
Conhecida como Sarna Negra em Gatos, a Demodécica não é transmitida para humanos e é proveniente dos ácaros Demodex Cati ou Demodex Gatoi.
Sarna Otodécica em Gatos
A famosa Sarna de Ouvidos aumenta o excesso de cera e coceira no ouvido dos felinos. Sua causa provém do ácaro Otodectes Cynoti. Também não é transmissível para humanos, mas pode atingir outros gatos e até cães.
Sarna Notoédrica em Gatos
A Escabiose Felina é um tipo de sarna de gatos que pode ser transmitida para humanos. O causador é o ácaro Notoedres Cati e seus principais malefícios são coceiras, feridas e queda de pelo no animal.
Como evitar a Sarna de Gatos em humanos?
Seguindo alguns cuidados básicos, você não precisa ter medo de tratar seu gatinho.
- Utilize luvas e blusa comprida quando for ter contato com o Pet
- Higienize sempre as mãos após o contato com o animal
- O local onde o gato fica pode ser limpo com um sarnicida indicado pelo veterinário
Remédio Caseiro para Sarna de Gato
Existem diversos tipos de tratamentos caseiros para sarna de gatos. Veja abaixo:
Óleos Essenciais
É um ótimo calmante para a irritação dos felinos vem dos Óleos Essenciais. Infelizmente não tem poder de eliminar completamente o problema, mas com certeza vai aliviar os sintomas do felino.
Óleos de Amêndoas, Lavanda e oliva, além da Vitamina E são ótimos para esse tipo de problema. Aplique o óleo aquecido em temperatura ambiente diretamente na região, por no mínimo 1 semana.
Sabonete de Enxofre
O sabão de enxofre também é um ótimo tratamento caseiro para sarna de gatos. Com suas características antifúngicas e antibactericidas, ele vai ajudar que a infecção não seja ampliada para outras partes do corpo do bichano.
Você pode dar banho duas vezes ao dia no seu gato para aliviar os sintomas. O Sabonete de Enxofre é encontrado em farmácias e não oferece perigo ao seu felino. Só tome cuidado com os olhos.
Shampoo Especial para Sarna
Existem opções de cosméticos especializados para sarna nos PetShops, que podem prevenir ou diminuir os sintomas.
Vinagres para Sarna de Gato
Com propriedades antissépticas, muitos tipos de óleos ou vinagres também podem ajudar no tratamento do seu gato:
Óleo de Milho
Eficaz e barato, o Óleo de Milho afugenta os ácaros que produzem a sarna. Faça aplicações diárias na região por pelo menos 15 dias.
Ácido Bórico
Muito utilizado por veterinários, o Ácido Bórico pode ser utilizado diluído em água, para limpeza do ouvido dos felinos. A recomendação é para se utilizar durante no mínimo uma semana.
Vinagre Branco
Muito comum em limpezas em geral, o Vinagre Branco é uma opção fácil e barata. Deve ser utilizado diluído para evitar que aa irritação fique ainda maior. Ele vai matar os ácaros presentes e diminuir assim a infecção.
Sarna em Gatos – Tratamento Caseiro funciona?
Sempre que o seu animal apresentar qualquer tipo de enfermidade, ele deve ser levado a um veterinário. Os produtos aqui indicados ajudam no processo e podem dar um alívio inicial no incômodo do seu bichinho. Saiba que para sarna em gatos tratamento caseiro pode ser eficaz como uma medida de emergência.
Ou seja, em caso de sarnas em gatos, os remédios caseiros são uma ajuda extra enquanto o veterinário não dá o diagnóstico e não entra com o tratamento convencional, com remédios indicados para o tipo de sarna que o felino está.
Por isso, reiteramos que as dicas aqui são meramente informativas. Nosso blog não tem capacidade para realizar diagnósticos ou receitar tratamentos.
Mas, baseados em relatos de diversos donos de Gatos e de uma pesquisa profunda na internet, procuramos oferecer nesse artigo as melhores opções para tratamentos caseiros para sarna em gatos disponíveis.
Novamente sugerimos que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.