Tempo de leitura: 5 minutos
Muitos de nós falamos com frequência sobre o metabolismo como uma dimensão que gostaríamos de poder controlar para facilitar a perda de peso.
Algo que também é curioso é que muitas pessoas que não cuidam da dieta e levam uma vida muito sedentária justificam sua impossibilidade de emagrecer com seu metabolismo lento.
Embora nosso corpo realmente mude quando chega à idade adulta e é muito mais difícil eliminar a gordura extra, a verdade é que sempre existem algumas estratégias que podem nos ajudar.
Quando falamos de metabolismo nos referimos a todos os processos químicos excepcionais e perfeitos através dos quais as células garantem o bom funcionamento de nosso corpo.
METABOLISMO É O NOME POPULAR DADO PARA A TAXA METABÓLICA
Esta é a energia, medida em kilojoules, que um indivíduo gasta em um dia, apenas para manter o corpo em funcionamento.
A mantenção da temperatura corporal, respiração, circulação do sangue e células reparadoras são requisitos fundamentais para um corpo saudável. Esses processos estão acontecendo o tempo todo, e consomem energia.
O seu metabolismo basal representa a quantidade mínima de energia que você precisa apenas para existir, sem qualquer atividade relativa à digestão ou absorção de comida.
O metabolismo basal representa o maior componente de todos os seus gastos energéticos, e constitui em torno de 2/3 das necessidades energéticas de um adulto médio.
Podemos imaginar este processo como uma máquina em pleno funcionamento que sempre agradecerá quando lhe oferecermos o melhor “combustível”.
Existem muitos nutrientes capazes de favorecer esta mobilidade, esta energia interna com a qual conseguir acelerar o metabolismo lento e torná-lo mais ágil.
Hoje, em nosso espaço, queremos compartilhar 5 conselhos simples que lhe serão de grande ajuda.
1) COMA MUITAS VEZES AO DIA, MAS EM PEQUENAS QUANTIDADES
Sempre será melhor cumprir nossas cinco refeições diárias, mas servindo poucas quantidades. Os clássicos “ataques” que acalmam a fome voraz e a ansiedade não são adequados.
- Não saia nunca de casa sem tomar café da manhã, e nem vá para a cama sem jantar.
- Leve em conta que espaçar sua alimentação por muitas horas supõe sofrer quedas bruscas de açúcar, experimentar cansaço e, a longo prazo, diminuir ainda mais nosso metabolismo.
- O ideal é comer a quantidade certa, servir pratos variados, equilibrados, e saciar a fome entre as refeições com frutas frescas ou oleaginosas.
2) A PIMENTA, NAS QUANTIDADES CORRETAS, AJUDA SIM
Você gosta da pimenta caiena? Da pimenta dedo-de-moça? Então, inclua-as em pequenas quantidades na sua dieta, pois isso lhe permitirá aumentar imediatamente a atividade metabólica em até 20%.
Conseguiríamos tudo isso graças à capsaicina. Trata-se de um componente ativo que, além de oferecer um sabor picante muito estimulante, nos permite atacar a gordura mais nova para destruí-la.
Você pode preparar pratos picantes duas vezes por semana. Deste modo, você conseguirá perder peso com saúde, sempre e quando cuidar do resto da sua alimentação.
3) DIGA SIM ÀS PROTEÍNAS
Pode ser que este dado seja surpreendente, mas as proteínas ajudam a manter nosso organismo em pleno rendimento, já que demoram mais para ser digeridas porque requerem uma maior concentração de energia para serem absorvidas.
No entanto, é importante saber escolher a fonte de proteínas mais adequada. Pense que a carne vermelha com muita gordura, por exemplo, conseguirá o contrário: reduzir a velocidade do metabolismo.
Assim, confira as melhores fontes de proteína para conseguir músculos e, por sua vez, acelerar a taxa metabólica.
- Grão-de-bico
- Ovos
- Salmão
- Sardinha
- Atum
- Carne de frango e peru
- Abacate
- Iogurte branco natural
- Toranja
- Sementes de chia
4) CAFÉ E CHÁ VERDE: SUAS MELHORES BEBIDAS
Consumidos com equilíbrio e moderação, tanto o chá verde quanto o café podem nos ajudar a acelerar o metabolismo.
Seu café da manhã será completo sempre e quando incluir esta xícara de café. Seu cérebro vai agradecer, e seu metabolismo também: você irá acelerá-lo de imediato!
O café contém várias substâncias ativas muito interessantes:
- A cafeína, um alcaloide fabuloso para o nosso organismo.
- A teobromina e a teofilina, duas substâncias relacionadas à cafeína e que também têm um efeito estimulante.
- O ácido clorogênico, um composto que nos permite absorver os carboidratos de uma forma mais lenta.
O chá verde e suas catequinas favorecem o funcionamento de nosso fígado para converter a gordura em energia. Não hesite em tomar uma xícara no meio da tarde para aproveitar os seus benefícios.
5) TREINAMENTO HIIT – EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE
O treinamento de intervalos de alta intensidade (HIIT, em sua sigla em inglês) faz referência a este tipo de rotina que combina exercício aeróbico com o anaeróbico.
Já falamos dele em alguns outros artigos de nosso site.
Quando a pessoa quer perder peso, ganhar músculos e acelerar o metabolismo, os clássicos exercícios aeróbicos não são suficientes.
Se você se interessa em colocá-lo em prática de forma simples em casa, veja um pequeno exemplo de como realizá-lo.
- Inicie a sua sessão de exercícios com alongamentos e um aquecimento prévio.
- Sem se deslocar ou avançar, execute os mesmos movimentos de uma corrida movendo seus joelhos de forma rápida. 20 segundos são suficientes.
- Agora, faça 10 flexões.
- Em seguida, volte a realizar exercícios simples de alongamento.
- O seguinte exercício simples se baseia em sentar-se na beira de uma cadeira muito firme.
- Incline-se ligeiramente para trás.
- Contraia o abdômen e flexione os joelhos por 90 graus.
- Mantenha esta posição durante 20 segundos.
Estes são exemplos simples que você pode complementar com outros igualmente fáceis, mas intensos.
Basta dedicar 5 minutos diários do seu tempo a esta rotina tão saudável.
Seu metabolismo irá agradecer.
O Nutrição e Vida Saudável é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui em hipótese alguma um especialista. Consulte sempre seu médico.
Link permanente
Olá, excelente conteúdo adoreiiii…