Caminhar: Como isso afeta nosso corpo e mente?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você dificilmente vai achar um treino melhor do que andar, já que não precisa de equipamento, ou de muito esforço, e ainda você já sabe o que fazer. Caminhar é o treino suave ideal para queimar calorias, ao mesmo tempo em que oferece benefícios significativos tanto para o corpo quanto para a mente.

Então, aqui está o que acontece com seu corpo toda vez que você coloca seus tênis  e sai para um passeio.

Cérebro

Caminhar aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, reduz os hormônios do estresse e libera endorfinas, melhora o humor e reduz as chances de desenvolver declínio cognitivo.

Músculos

Ele ativa os músculos das coxas, enquanto os benefícios são maiores quando se caminha em um local com subida.

Ossos

Como em qualquer treino com peso corporal, caminhar ajuda a manter a saúde óssea.

Peso

Caminhar por pelo menos meia hora todos os dias tem sido associado com redução do peso corporal, redução da gordura e circunferência da cintura mais curta.

Sangue

Pode ajudar a reduzir a resistência à insulina mantendo os níveis de açúcar no sangue e energia em equilíbrio.

Coração

O aumento dos batimentos cardíacos melhora o fluxo sanguíneo e melhora o funcionamento do coração, reduzindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Digestão

Caminhar depois de comer pode facilitar o processo de digestão, evitando o inchaço.

Articulações

O esforço físico aumenta a circulação de fluido sinovial ao redor das articulações, proporcionando lubrificação adequada e nutrientes à cartilagem, ou seja, os tecidos que atuam como travesseiro entre os ossos.

Como começar a caminhar

Escolha os sapatos certos

Certifique-se de que seus calçados masculinos são adequados e confortáveis para andar. Um bom par de tênis vai ajudá-lo a se mover melhor, reduzir as chances de desenvolver bolhas e apoiar melhor o seu esqueleto.

Encontre ritmo

À medida que você se acostuma com seu novo treino, certifique-se de acelerar o ritmo. Andar rápido queima mais calorias e exercita seu corpo de forma mais intensa.

“Construir” resistência

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), você deve fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia ou 150 minutos por semana. Se isso parece um pouco difícil para você, não se preocupe. 

Comece caminhando 30 minutos três vezes por semana e continue de lá. Se seu objetivo é perder peso, continue aumentando o exercício para 200-300 minutos por semana (uma hora de caminhada de 4 a 5 dias por semana).

Altere a rota

Ficar preso na mesma rota é um erro comum porque com o tempo seu corpo se adapta e não parece tão difícil para você. Para aumentar a perda de peso (e manter seu treino emocionante) estabeleça uma meta para mudar de rota alguns dias por semana. 

Por exemplo, experimente um caminho com subidas, caminhe até a praia, explore um novo parque ou caminhe pela cidade. Essas mudanças refrescam seu treinamento e, ao mesmo tempo, exercem diferentes grupos musculares.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *