5 causas de feridas bucais

Tempo de leitura: 5 minutos

As feridas bucais são comuns e podem aparecer em todos os tecidos da boca. Seja nos lábios, gengivas e bochechas, essas pequenas feridas podem causar muito desconforto, principalmente ao ingerir alimentos cítricos, mastigar alimentos picantes ou conversar.

As pessoas que fazem tratamentos ortodônticos – comumente por meio de um plano odontologico empresarial, costumam ter muitos danos orais após a manutenção.

No entanto, é importante estar atento a esse fator, pois a situação pode ser melhor controlada nessas situações relacionadas ao impacto.

Portanto, embora as feridas relacionadas à higiene sejam mais comuns, elas podem ocorrer em qualquer pessoa e por vários motivos.

O que pode causar feridas na boca?

Como se pode observar, as feridas podem ter origens diversas, desde inflamação corporal até adaptação a procedimentos bucais.

Além dessas causas, no entanto, existem algumas doenças que podem se manifestar na forma de feridas. Conheça alguns deles abaixo:

Sapinho

Também conhecida como candidíase, esta doença é causada por um fungo semelhante à Candida albicans que está naturalmente presente no trato digestivo, na pele e em várias outras partes do corpo.

No entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, é mais provável que se multiplique, levando a uma inflamação tecidual mais profunda.

Se não for manuseado corretamente, o fungo pode entrar na corrente sanguínea e causar doenças mais graves e outras partes do corpo.

Geralmente é indolor e aparece como manchas brancas em todos os tecidos moles da boca, incluindo:

  • Língua;
  • Bochechas;
  • Céu da boca;
  • Gengivas.

No entanto, em casos mais avançados, os pacientes podem sentir dor ao engolir, juntamente com boca seca.

Aftas

A estomatite aftosa é uma ferida superficial que afeta qualquer parte do tecido oral. Essas úlceras – que geralmente são mais comuns em homens do que em mulheres – são causadas por um sistema imunológico enfraquecido, altos níveis de estresse ou trauma na área.

As úlceras bucais são lesões redondas com bordas vermelhas e centros brancos. Muitas vezes causa queimação, dor e muito desconforto ao comer, beber suco de frutas cítricas e conversar.

Para aliviar os sintomas, basta agendar uma consulta por meio de um plano odonto empresa ou particular, caso não tenha o convênio e, pedir por auxílio do profissional.

Herpes

É uma infecção contagiosa causada pela ação de um vírus. Pode aparecer nos lábios, gengivas e bochechas durante períodos de estresse, falta de sono ou um sistema imunológico enfraquecido.

Embora existam medicamentos para ajudar a curar feridas, após contrair o vírus, os pacientes reaparecem sempre que estão com a imunidade afetada ou comem alimentos processados ​​que contenham arginina.

O principal sintoma do herpes oral é uma ferida em forma de bolha que dura cerca de duas semanas. Essas feridas geralmente são dolorosas, queimam e coçam.

Caso você possua herpes labial e, faça um tratamento por meio do seu plano dental para empresa, é interessante entrar em contato com o seu dentista e perguntar se, em caso de crise, é ideal ir ao consultório.

Justamente por a sua imunidade não estar alta e assim, demorar mais para a recuperação de alguns procedimentos como a prótese dentária.

Tratamento ortodôntico e próteses

O tratamento odontológico com dentaduras ou aparelhos pode causar aftas nas bochechas e na língua.

Essas lesões são causadas principalmente pelo atrito do tecido contra os braquetes à medida que se adaptam à nova estrutura, por próteses mal ajustadas ou por escovação inadequada.

Os sintomas causados ​​por esses procedimentos também se assemelham a feridas na boca, dolorosas e podem queimar ao comer e falar.

Normalmente, a higiene adequada é suficiente para que a ferida cicatrize em poucos dias.

Para evitar feridas, a cavidade pode ser protegida, por exemplo, com uma cera específica para colocação em braquetes.

Em muitos consultórios que atendem convenio odontologico empresarial é possível receber essa cera gratuitamente.

Além disso, se a ferida for causada pelo encaixe inadequado do dispositivo móvel ou da prótese, é necessário marcar uma consulta para ajuste.

Câncer bucal

O câncer bucal é uma doença muito grave que afeta todos os tecidos da boca, dos lábios à garganta e faringe.

Acomete principalmente homens, com maior prevalência em pacientes que fumam ou consomem álcool regularmente.

Esta é uma doença silenciosa, por isso o melhor tratamento é a prevenção. Portanto, é necessário prestar atenção às seguintes aparências:

  • Lesões frequentes;
  • Úlceras indolores que não cicatrizam;
  • Manchas escuras nos lábios, língua ou bochechas;
  • Uma bola branca na boca;
  • Dificuldade para engolir e rouquidão.

A avaliação odontológica imediata é necessária quando qualquer um desses sintomas ocorrer. E por precisar de atenção redobrada, pesquisar sobre como funciona plano odontologico empresarial talvez possa ser uma boa saída para ter um acompanhamento mais recorrente.

Como tratar uma lesão bucal?

Em geral, as feridas não devem persistir por mais de duas semanas e, caso persistam, é necessário procurar ajuda profissional. Mas, enquanto esperamos que desapareça, existem alguns procedimentos a serem feitos.

Por exemplo, seu dentista pode recomendar pomadas para ajudar a aliviar uma mordida acidental na bochecha. Além disso, é necessário evitar alimentos cítricos ou muito quentes e condimentados.

Açúcares e bebidas alcoólicas ou enxaguantes bucais também devem ser evitados enquanto a ferida permanece.

A higiene bucal deve ser muito boa, mas tome cuidado para não exagerar e acabar irritando mais as gengivas.

Escovar, passar fio dental e finalizar com enxaguante bucal 3 vezes ao dia – se autorizado por um profissional – é suficiente para garantir uma boca mais cicatrizada.

O tratamento deve variar de acordo com a gravidade de cada caso, mas o mais importante é um diagnóstico profissional.Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *