A quiropraxia auxiliando no tratamento para hérnia de disco

Tempo de leitura: 3 minutos

A Quiropraxia é uma profissão que foi mundialmente conhecida pela Organização Mundial da Saúde. O seu nome significa ‘mãos e realização’, ou seja, são realizados tratamentos utilizando apenas as mãos, sem o uso de fármacos. Por conta disso, o tratamento quiroprático é o mais indicado quando o paciente prefere usar meios naturais a fim de aliviar certas dores.

A quiropraxia em si, começou em 1895, quando o profissional canadense Daniel David Palmer dedicou-se em estudar o ajustamento e manipulação de vértebras, pois percebeu que inúmeras pessoas relataram sentir dores insuportáveis na região. E com os estudos, notou-se que com alguns movimentos específicos, o indivíduo conseguia ter uma melhora significativa nestas dores.

Quando o paciente chega em um consultório relatando dor nas costas, é difícil entender de fato o motivo, por isso, antes de qualquer coisa, é realizado um exame físico completo, a fim de entender a origem da dor. E, caso seja algo mais sério, ele é indicado para receber um acompanhamento multidisciplinar com outros profissionais.

O que é uma hérnia de disco?

Para entender de fato o que são hérnias de disco, será utilizada uma linguagem mais simples a fim de abranger todo o público. A nossa coluna é composta por vértebras, mas também há alguns ‘discos’, que são usados como ‘amortecedores’ da coluna vertebral. Ou seja, de maneira análoga ao amortecedor de um veículo, os discos amortecem certos impactos sofridos pela coluna.

A hérnia ocorre quando estes discos começam a apresentar uma rachadura ou fissura na sua região externa, chamada de anel fibroso, assim, o fluido que há dentro da região, isto é, o núcleo pulposo, escape e comece a comprimir a raiz de um nervo, o que causa bastante dor.

Por que a quiropraxia é o melhor tratamento para hérnia de disco?

Primeiro, deve-se salientar acerca dos tratamentos existentes atualmente, a maioria fazem uso de fármacos. Em casos mais graves o paciente é submetido a cirurgia. Entretanto, quando ocorre uma cirurgia a fim de tratar uma hérnia, é porque o estado dele já é bem complicado.

Em contrapartida, há situações em que a quiropraxia consegue auxiliar de maneira direta neste tratamento, já que movendo com as mãos as vértebras corretas, o núcleo pulposo irá parar de comprimir a raiz dos nervos levando ao alívio imediato da dor. 

Já que o principal objetivo da quiropraxia, é manipular a fim de proporcionar a mobilidade daquela articulação em questão, assim, o disco intervertebral irá ficar hidratado, o que ocasionará em uma redução nas lesões teciduais. Claro, todo o tratamento é específico para cada paciente, vai muito da sua tolerância aos movimentos realizados pelo profissional.

E por fim, por intermédio do tratamento quiroprático, toda saúde do indivíduo no que diz respeito às dores na região lombar, consegue ser facilmente restaurada. Já que o tratamento é progressivo, gerando uma linha de correções em todo sistema musculoesquelético.

Portanto, para no tratamento para hérnia de disco, a ajuda de um profissional em quiropraxia é de suma importância para uma boa recuperação. A intervenção na hora correta irá evitar uma cirurgia futura.

Se você está procurando uma ótima Clínica de Fisioterapia especializada e de alta qualidade agende sua consulta na HidroFisio.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *