Tempo de leitura: 3 minutos
Para algumas pessoas é inimaginável a vida sem o celular, já que é através dele que se comunicam, trabalham, estudam, se divertem, pagam contas e… tentam emagrecer.
E emagrecer é o sonho de 99,9% das mulheres, acredite, mais até do que acertar na loteria… e nesse sentido, subir numa balança pode causar até mais expectativa do que conferir o resultado das loterias.
Pois é, brincadeiras à parte, o fato é que vem crescendo o número de pessoas que enxergam os aplicativos como a fórmula perfeita para emagrecer. Mas, será que, realmente, os aplicativos podem ajudar a mandar para bem longe aqueles quilinhos indesejáveis?
Então, nesse artigo vamos tirar essas e outras dúvidas sobre a febre dos apps para emagrecer. Também tem dúvidas? Então, continue lendo.
Será que alguns aplicativos, realmente, ajudam a emagrecer?
Acredite, não é só você que tem essa dúvida, tanto que foi realizado um estudo, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, com cerca de 404 voluntários.
Nesse experimento, o grupo foi dividido em dois, metade integrando um programa de emagrecimento por meio de aplicativos, enquanto a outra parcela só recebeu orientações gerais.
Após dois anos, para decepção geral, não houve diferença na perda de peso entre ambos os grupos.
A conclusão dos pesquisadores envolvidos, portanto, foi que as soluções tecnológicas podem ser úteis, mas, sozinhas, elas não resolvem a questão, sendo fundamental, e decisivo, contar com o apoio de um profissional de saúde para alcançar o resultado esperado, e definitivo.
Mas, então, os aplicativos não funcionam?
Sim, mas desde que haja uma conscientização de que, tal como uma academia não faz milagre sozinha, aplicativos também não. É preciso que a pessoa queira, realmente, mudar sua forma de se alimentar e seus hábitos.
No mais, dá para usar suas muitas funcionalidades como ferramentas para ajudar a emagrecer, ou seja, tirar proveito dos aplicativos.
Dicas de como escolher aplicativos para emagrecer
Como foi dito, eles sozinhos não fazem milagres, por outro lado, podem ser de grande utilidade, por isso, separamos algumas dicas para usar os aplicativos a favor do seu emagrecimento.
- App que permita estabelecer Metas
Ao escolher um aplicativo, prefira aqueles que possibilitem estabelecer suas próprias metas, ou objetivos. Sempre se baseando em expectativas reais, justamente, para que não haja frustrações e acabe abandonando a dieta.
Por exemplo, se seu tipo físico for de um jeito e quiser fazer dieta pensando em ficar igual a fulana x, com um tipo físico totalmente diferente do seu, com certeza, isso vai acabar em frustração. Outro exemplo é colocar como meta o emagrecimento de muitos quilos em poucos dias… isso além de impossível, pode gerar doenças e o efeito sanfona.
Por isso, estabeleça metas reais e possíveis.
- App que mostre o seu progresso
Existem programas que permitem acompanhar o histórico de sua dieta, possibilitando acompanhar seu progresso.
- App que seja divertido
Alguns aplicativos promovem a diversão, apostando em jogos e desafios, com certeza, isso ajuda a motivar.
- Apps que ajudem a calcular calorias
Alguns aplicativos monitoram e calculam as calorias de cada alimento que será ou foi ingerido, dessa forma, fica bem mais fácil fazer a opção certa.
- App com dicas e receitas saudáveis
Quem é do time que não sabe cozinhar, felizmente, já pode contar com muitas opções de aplicativos que, além de dicas saudáveis, trazem receitas simples e práticas para um dia a dia mais saudável.
- App com desafios
Já para quem é competitivo e funciona melhor a base de desafios, hoje também já é possível encontrar aplicativos com desafios que, se não forem cumpridos, você paga com exercícios ou, alguns até dinheiro, e também ganhando se forem cumpridos.
E é isso, já que comparamos com ganhar na loteria… assim como não tem como prever o resultado da lotomania, também não é possível saber se um aplicativo vai ajudar, ou não, a emagrecer, pois é preciso que haja também muita determinação e uma mudança de hábitos.