Café quebra o Jejum?

Tempo de leitura: 5 minutos

O jejum intermitente é um padrão de dieta popular que envolve o ciclismo entre períodos de alimentação e jejum. Pesquisas sugerem que o jejum intermitente pode promover a perda de peso e reduzir fatores de risco para certas condições crônicas, tais como doenças cardíacas, diabetes e Alzheimer.

Se você é novo no jejum intermitente, você pode se perguntar se é permitido tomar café durante um jejum. Este artigo explica se o jejum intermitente permite o café durante os períodos de jejum.

O café preto não vai quebrar seu jejum.

Beber quantidades moderadas de bebidas muito baixas ou zero calóricas durante uma janela de jejum é pouco provável que comprometa seu jejum de forma significativa. Isto inclui bebidas como o café preto.

Uma xícara (240 ml) de café preto contém cerca de 3 calorias e quantidades muito pequenas de proteínas, gordura e minerais. Para a maioria das pessoas, os nutrientes em 1-2 xícaras (240-470 ml) de café preto não são suficientes para iniciar uma mudança metabólica significativa que quebraria um jejum.

Algumas pessoas dizem que o café suprime seu apetite, tornando mais fácil manter seu jejum a longo prazo. No entanto, esta afirmação permanece cientificamente não comprovada. Em geral, beber café moderadamente não vai perturbar significativamente seu jejum intermitente. Apenas certifique-se de mantê-lo preto, sem nenhum ingrediente adicionado.

É pouco provável que o café preto impeça os benefícios do jejum intermitente. Mas se você não quer arriscar, é bom consumí-lo durante as janelas de jejum.


O café pode aumentar os benefícios do jejum

Surpreendentemente, o café pode aumentar muitos dos benefícios do jejum. Estes incluem a melhora da função cerebral, bem como a redução da inflamação, do açúcar no sangue e do risco de doenças cardíacas.

Benefícios metabólicos

A inflamação crônica é uma causa raiz de muitas doenças. Pesquisas sugerem que tanto o jejum intermitente quanto a ingestão de café podem ajudar a reduzir a inflamação. Algumas pesquisas sugerem que uma maior ingestão de café está associada a uma diminuição do risco de síndrome metabólica, que é uma condição inflamatória caracterizada por pressão alta, excesso de gordura corporal, colesterol alto e níveis elevados de açúcar no sangue.

Estudos também associam a ingestão de café a uma diminuição do risco de diabetes tipo 2. Além disso, até 3 xícaras (710 ml) de café por dia está associado a um risco reduzido de 19% de morte por doença cardíaca.

Saúde do cérebro

Uma das principais razões do jejum intermitente tem aumentado em popularidade é seu potencial para promover a saúde cerebral e proteger contra doenças neurológicas relacionadas à idade. Curiosamente, o café compartilha e complementa muitos desses benefícios.

Como o jejum intermitente, o consumo regular de café está associado a um risco reduzido de declínio mental, assim como as doenças de Alzheimer e Parkinson. Num estado de jejum, seu corpo produz energia a partir da gordura na forma de cetonas, um processo ligado à melhoria da função cerebral. As primeiras pesquisas indicam que a cafeína no café também pode promover a produção de cetonas.

Jejum intermitente também pode aumentar a autofagia.

A autofagia é a forma de seu corpo substituir as células danificadas por células saudáveis. Pesquisas sugerem que ela pode proteger contra o declínio mental relacionado à idade. Além disso, um estudo em camundongos amarrou o café ao aumento significativo da autofagia.

Portanto, pode ser especialmente benéfico incluir quantidades moderadas de café em seu regime de jejum intermitente.

O café compartilha muitos dos mesmos benefícios do jejum, incluindo a redução da inflamação e a melhoria da saúde cerebral.

Ingredientes extras podem reduzir os benefícios do jejum

Embora não seja provável que o café, por si só, quebre seu jejum, os ingredientes adicionados poderiam. Carregar sua xícara com aditivos altamente calóricos como leite e açúcar pode interromper o jejum intermitente, limitando os benefícios deste padrão dietético.

Muitos meios de comunicação e saúde populares afirmam que você não quebrará seu jejum enquanto permanecer abaixo de 50-75 calorias durante cada janela de jejum. No entanto, nenhuma evidência científica sustenta estas alegações.

Ao invés disso, você deve consumir o mínimo possível de calorias durante o jejum.

Por exemplo, lattés, cappuccinos e outras bebidas de café com alto teor calórico ou adoçadas devem estar fora dos limites durante suas janelas de jejum. Embora o café preto seja a melhor escolha, se você tiver que adicionar algo, 1 colher de chá (5 ml) de creme de leite ou óleo de coco seria uma boa opção, pois é improvável que eles alterem significativamente seus níveis de açúcar no sangue ou a ingestão total de calorias.

Outras considerações

Uma única xícara (240 ml) de café contém cerca de 100 mg de cafeína.

O consumo excessivo de cafeína do café pode levar a efeitos colaterais, incluindo palpitações cardíacas e aumentos temporários na pressão sanguínea.

Um estudo descobriu que a ingestão elevada de café – até 13 xícaras (3,1 litros) por dia – resultou no aumento dos níveis de insulina em jejum, sugerindo uma diminuição a curto prazo na sensibilidade insulínica.

Se você estiver usando o jejum intermitente para melhorar seus níveis de insulina em jejum ou aumentar sua sensibilidade insulínica, você vai querer moderar sua ingestão de café.

Além disso, a ingestão excessiva de cafeína pode prejudicar seu sono.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *