Tempo de leitura: 3 minutos
Alguém genial, algum dia na vida, experimentou tratar diversos problemas de saúde com cheiro…sim, perfume, dando o nome dessa prática terapêutica de Aromaterapia.
Se você já ouviu falar em memória olfativa, já leu a respeito e gosta do que entendeu, essa leitura vai te agradar. Se nunca ouvir ou sabe nada a respeito, presta bastante atenção.
O que é Aromaterapia?
Essa técnica é milenar, contando a história que tratamentos deste tipo são usados desde o Egito Antigo, inclusive para extinguir pragas. Hoje em dia, além de um tratamento eficaz, a aromateparia virou uma forma de perfumar e decorar sua casa, com os difusores de ambiente.
A aromaterapia trata de problemas físicos e mentais se utilizando dos óleos essenciais e suas ricas propriedades curativas.
A imensa variedade dessa preciosidade em forma de óleo, traz equilíbrio e harmonia para o corpo.
Antes de entrar nas explicações sobre os óleos essenciais, é bom esclarecer que a memória olfativa pode e deve ser despertada em todos, porque todos nós temos esse recurso incrível, só não nos damos conta disso. Ela é muito mais comum do que o nome faz parecer.
Mas então, o que é memória olfativa?
É tão somente aquela lembrança de momentos vividos, na maioria das vezes momentos bons, que são trazidos à luz pelo cheiro. O cheiro de um bolo que traz lembranças da casa de vó, um perfume que traz lembrança de um amor, e por aí vai.
Para se ter uma ideia clara sobre o quão intensa é, a memória olfativa é mais duradoura do que a auditiva e a visual.
Pronto, agora que está tudo claro, vamos falar sobre os óleos essenciais e a presença imprescindível deles na aromaterapia.
O que são Óleos Essenciais?
Os óleos essenciais são produtos naturais, extraídos de qualquer parte das plantas – folhas, sementes, raízes, troncos – desde que essas sejam aromáticas.
Estudiosos dizem que são considerados os hormônios das plantas, com funções diversas, do tipo atrair polinizadores ou afastar predadores. Suas propriedades terapêuticas são muito variadas.
Por ser um tratamento natural, as pessoas podem achar que qualquer pessoa pode fazer, mas não é bem assim. Bem como qualquer outra terapia, o tratamento deve ser indicado e acompanhado por um profissional habilitado, qualificado para isso. Este saberá indicar produtos com procedência, seguros para a saúde.
Existe uma grande variedade de óleos, e cada um deles serve para um ou vários tratamentos. Por exemplo, o óleo essencial de:
– Lavanda: é bom para relaxar, alivia TPM, e por relaxar e aliviar a tensão, reduz a ansiedade e a insônia
– Laranja: é bom para minimizar a ansiedade, melhorando muito o humor de quem usa
– Hortelã: alivia o stress, diminuindo os níveis de cortisol, o que automaticamente reduz a fadiga causada pela descarga deste hormônio
– Alecrim: potencializa a capacidade cerebral, deixando uma sensação de frescor, de mente estimudada. Muito bom para quem desempenha atividades de alto desempenho mental. Assim como o óleo de hortelã, ajuda a reduzir a fadiga
Os óleos essenciais não são usados exclusivamente na aromaterapia, mas esse é um assunto para um outro momento.
E para você que leu até aqui, deixe seus comentários, dúvidas e sugestões, que teremos imenso prazer em te ajudar.