Conheça 10 exercícios para pernas inchadas

Tempo de leitura: 5 minutos

O inchaço das pernas pode ocorrer em qualquer parte dos membros – pé, tornozelos ou coxas. Isso ocorre como resultado do acúmulo de líquido (retenção de água), inflamação de tecidos ou articulações doentes.

A maioria das causas de inchaço nos pés são fáceis de detectar e ocorrem devido ao prolongado tempo sentado ou em pé. Conheça neste artigo 10 exercícios para aliviar o inchaço de suas pernas onde estiver.

10 exercícios para pernas inchadas

Pode parecer irônico, mas é verdade: o cansaço se combate com o movimento! Por isso, propomos uma série de exercícios fáceis com os quais você pode prevenir ou aliviar o desconforto causado pelo inchaço das pernas:

1. Endireite e flexione o pé

É um exercício que irá ajudá-lo a melhorar sua circulação sanguínea. Pode ser realizado em pé ou mesmo sentado à mesa. Faça uma pausa de alguns minutos, endireite as costas e, com as mãos ao lado do corpo ou apoiado no encosto de uma cadeira (se preferir fazer o exercício em pé), estique o pé para frente.

Mantenha a posição por alguns segundos. Em seguida, dobre o pé para que os dedos fiquem voltados para o teto. Mantenha a posição por alguns segundos. Repita os dois movimentos 10 vezes com cada pé.

2. Rotações do tornozelo

Este tipo de exercício reduzirá o acúmulo de líquido na região do tornozelo. Ou você prefere realizar o exercício deitado ou sentado, levante um pouco o pé do chão e gire o tornozelo 10 vezes no sentido horário e 10 vezes na direção oposta. Repita o exercício 10 vezes, com as duas pernas.

3. O alfabeto

O nome do exercício é extremamente sugestivo e indica exatamente o que você fará. Sente-se na cadeira, com o pé levemente levantado, mova o pé como se estivesse desenhando cada letra do alfabeto. Este tipo de movimento estimulará a circulação sanguínea e percorrerá toda a gama de movimentos naturais do pé.

4. Exercício com elástico

É um exercício que você pode fazer sentado, no chão, com as pernas estendidas para frente. Posicione uma extremidade do elástico atrás das solas e segure a outra extremidade com as mãos.

Certifique-se de que os pés são mantidos próximos para que eles se toquem. Em seguida, afaste a parte superior das solas uma da outra e retorne à posição inicial após 5 segundos. Repita o exercício 10 vezes.

5. Massagem com bola

Faz parte da categoria de exercícios para pernas inchadas e ajudará você a melhorar sua circulação sanguínea na área periférica. Use uma bola de tênis, coloque embaixo da sola e comece a rolar a bola por baixo da sola, aplicando um pouco de pressão por 30 segundos para cada pé.

Leia também: Calos: como se livrar deles?

6. Elevadores de joelho

Este tipo de exercício não só melhora a circulação sanguínea na zona periférica, como também ajuda a aumentar a mobilidade na zona da anca. Sente-se de costas e levante os joelhos até o peito.

Segure-os lá por alguns segundos, mesmo que tenha que segurá-los com as mãos. Em seguida, estique as pernas e volte à posição inicial. Execute este movimento 20-30 vezes com cada pé.

7. Aperte os dedos dos pés e, em seguida, “abra-os

Para realizar esse tipo de exercício, você precisará abrir mão das meias. Depois de tirar os calçados masculinos ou femininos, coloque uma bola de algodão ou qualquer outro material elástico, não muito grande, sob os dedos dos pés.

Aperte bem a bola com os dedos por 5 segundos, depois solte e relaxe. Repita o exercício 10 vezes, depois troque a perna e comece de novo.

8. Elevação de pernas

Sente-se em uma cadeira com as costas retas e levante as duas pernas para que fiquem paralelas ao chão e os joelhos bem esticados. Em seguida, remova-os suavemente e mova os pés para dentro e depois para fora.

Repita o exercício 10 vezes, sem baixar as pernas. Este tipo de exercício irá trabalhar, por padrão, seus músculos abdominais também.

9. Elevações e descidas na ponta dos pés

É um exercício que visa os músculos da panturrilha e envolve o posicionamento do antepé em algo mais alto (os degraus de uma escada). Posicione os pés com os dedos dos pés voltados para a frente, pés afastados e calcanhares no chão.

Certifique-se de que os membros inferiores estão bem esticados. Depois de se posicionar, fique na ponta dos pés e mantenha a posição por alguns segundos. O movimento ocorre apenas nos tornozelos.

10. Fundições anteriores

Esses exercícios vão mover seus músculos abdominais, nádegas, coxas e pernas. Embora possam parecer difíceis, são exercícios bastante envolventes que o colocarão em movimento e lhe darão energia.

Para realizá-los, o corpo deve estar reto, mãos ao lado do corpo ou das coxas e olhando para frente. A partir desta posição, dê um passo com uma das pernas para a frente. Em seguida, dobre os dois joelhos para que a parte superior do corpo desça cerca de 6 cm.

Ao realizar o exercício, certifique-se de que o joelho de trás não toque o chão. Preste atenção também no pé da frente: pise em toda a sola e não apenas na ponta do pé. Levante-se lentamente, usando o calcanhar do pé da frente. Repita o exercício 10 vezes para cada perna.

Leia também: 3 métodos para melhorar a dor nas costas

Mantenha seus pés e pernas saudáveis

O esporte ajuda a manter a forma, mas você não deve perder de vista nenhum problema de saúde. Portanto, se o inchaço das pernas não for atenuado após o treinamento constante, não descarte consultar um médico.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *