Dicas saudáveis de alimentação

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter uma alimentação saudável e balanceada é imprescindível para que o corpo obtenha todos os nutrientes necessários e para manter o bom funcionamento do organismo, visto que ela será variada, priorizará alimentos com um bom valor nutricional e será harmônica no que diz respeito à quantidade e à qualidade.

É interessante saber quais alimentos devem ser consumidos em maior quantidade e quais devem ser desfrutados em menores quantidades.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja as dicas saudáveis de alimentação!

Dicas saudáveis de alimentação

Não é novidade para ninguém que a forma como você se alimenta vai trazer reflexos diretos na sua qualidade de vida e no seu bem-estar físico e mental.

Nesse sentido,para garantir que você vai ter bons hábitos, os quais vão ajudar na manutenção e na nutrição equilibrada e saudável, separamos algumas dicas, veja:

1- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes

O primeiro passo de uma alimentação saudável é consumir uma boa quantidade de frutas, verduras e legumes, sendo que devem ser ingeridos três porções de cada, distribuídas nas refeições diárias.

Você pode, por exemplo, acordar e comer frutas de café da manhã e ingerir verduras e legumes no almoço e jantar.

Lembre-se de deixar o seu prato o mais colorido possível, pois isso vai ser, de certa forma, um indicativo de que você está consumindo alimentos variados, alcançando, assim, a quantidade adequada de nutrientes para manter o corpo saudável.

2- Reduza a ingestão de carnes gordurosas

A principal fonte de proteína da dieta alimentar da maioria dos brasileiros é a carne, sendo esse alimento muito importante para quem busca uma dieta equilibrada e saudável.

No entanto, é fundamental que você tenha em mente que existem carnes muito gordurosas e, por isso, elas precisam ser consumidas sem exageros.

As carnes gordurosas contribuem para o aparecimento de inúmeras doenças, como, por exemplo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM) e outros problemas cardiovasculares.

Diante desse fato, dê preferência às carnes mais magras, como lagarto, filé-mignon, coxão duro, coxão mole, patinho e alcatra.

Uma dica interessante, que você deve levar sempre com você, é a seguinte: sempre que puder, troque a carne vermelha por carnes brancas, como peixes e frango, levando em consideração que elas são, normalmente, menos gordurosas.

3- Consuma mais fibras

Tente, ao máximo, inserir no seu cardápio alimentar, alimentos ricos em fibras, afinal de contas, elas vão contribuir no quesito aumento da sensação de saciedade, vão regular os níveis de açúcar no sangue, vão diminuir as taxas de colesterol e triglicerídeos, vão eliminar as toxinas presentes no organismo e ainda vão melhorar a flora intestinal.

Nesse contexto, não deixe de comer feijão, aveia, arroz integral, couve-manteiga, cenoura, brócolis, linhaça, feijão, abacate e o grão-de-bico, por exemplo, que são alimentos que contém bastante fibra.

4- Evite industrializados e embutidos

Não é preciso dizer muito em relação aos alimentos ultraprocessados, industrializados e embutidos, não é verdade? Todo mundo sabe que eles não são saudáveis, essencialmente quando consumidos diariamente, afinal de contas eles não contém muitos nutrientes.

Portanto, prefira sempre consumir alimentos naturais e preparados por você, pois, dessa maneira, você evita substâncias como conservantes, controla a quantidade de sódio e de açúcares.

5- Use menos óleos e gorduras na preparação dos seus alimentos

Já mencionado anteriormente acerca das doenças cardiovasculares, o uso excessivo de óleos vegetais ou gordura animal na preparação de suas refeições também pode ser um fator potencializador desse tipo de doença desenvolvida.

Diante disso, procure cozinhar sem usar óleos e gorduras ou use a menor quantidade possível!

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre como manter uma alimentação mais saudável, você não pode deixar de colocar todo esse aprendizado em prática no seu dia a dia.

Além disso, outros hábitos saudáveis são essenciais para nossa saúde. Portanto, considere parar de fumar, substituir o cigarro por um renova zero, praticar exercícios, etc.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *