Tempo de leitura: 15 minutos
Aqui no Brasil, a ioimbina se tornou bastante conhecida por ser componente da fórmula de diversos suplementos alimentares, principalmente os termogênicos – usados principalmente na queima de gordura e perda de peso. Também é usado para problemas sexuais, para melhorar o humor, para o desempenho atlético e outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar qualquer uso.
Além disso, pode auxiliar na melhora do desempenho atlético e do tempo de exaustão. Existem estudos com o uso de ioimbina em atletas de futebol de alta performance, inclusive.
O que é a Ioimbina?
A Ioimbina ou Yohimbe é o nome de duas árvores encontradas em partes da África central e ocidental. Uma é a orynanthe yohimbe e a outra é a Pausinystalia yohimbe. A casca da ioimba contém uma substância química chamada ioimbina, que é usada para fazer remédios. O cloridrato de ioimbina é uma forma de ioimbina que é um medicamento prescrito em muitos países.
Rica em antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, a Ioimbina possui diversos benefícios para a saúde e é comumente procurada para quem procura perder peso, já que ela aumenta o consumo de energia celular. Com isso, a queima de energia fica mais ágil e isso promove uma redução de peso significativa.
Para obter o extrato desse ativo é necessário raspar os troncos. Após feita a extração de maneira correta, a ioimbina é isolada e sintetizada como cloridrato de ioimbina. Somente então, esse ativo pode ser comercializado como ingrediente primordial de suplementos alimentares ou na forma de cápsulas.
A ioimbina tem o poder de bloquear os receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos o que vai promover a vasodilatação. A ioimbinavai agir no sistema nervoso periférico aumentando o efeito da atividade parassimpática, colinérgica, e a diminuição da atividade simpática, adrenérgica. E o efeito de ereção é justamente, vamos dizer assim, facilitado pela atividade colinérgica e a redução, ou bloqueio do Alfa 2adrenérgico
Logo, você já entende que aioimbina comprovadamente funciona muito bem para ajudar na disfunção sexual. Só que esses efeitos melhoram o tônus peniano, porque diminui o esvaziamento do fluxo sanguíneo nessa região, e isso aumenta a estimulação erétil sem aumentar a libido.
Ioimbina não aumenta a libido, só deixa a ereção acontecer mais fácil. Mulheres podem utilizar? Não tem problema, porque não vai masculinizar você, porque não é hormonal, e como você não tem o “instrumento” não tem problema nenhum.
Para que serve?
As funções principais da Ioimbina é acelerar a queima de gordura e diminuir o apetite. A ioimbina também é um afrodisíaco e pode ajudar na disfunção erétil. É também um estimulante geral.
A ioimbina atua aumentando os níveis de adrenalina no corpo, bem como inibindo um processo regulador nas células de gordura, que normalmente suprime a queima de gordura.
Os efeitos da ioimbina são parcialmente anulados pela ingestão de alimentos, razão pela qual é freqüentemente ingerida em jejum. A suplementação é mais eficaz entre as refeições ou durante o jejum de curto prazo.
Devido aos efeitos estimulantes, um aumento na frequência cardíaca ocorre após a ingestão de ioimbina. Acredita-se que diminua os sintomas de fobia por meio da liberação de noradrenalina (causando densensibilização à resposta ao estresse), mas os estudos que examinam sua eficácia são mistos.
Cuidados com a Ioimbina
- A ioimbina pode causar ansiedade extrema em indivíduos predispostos à ansiedade. A ioimbina pode desencadear psicose maníaca ou episódios suicidas em pessoas com transtorno bipolar;
- A ioimbina pode interagir com uma grande quantidade de medicamentos neurológicos e não deve ser usada em conjunto com esses medicamentos sem consulta com um médico;
- A dose real de ioimbina em muitos suplementos foi encontrada para variar da dose rotulada de 25-150%.
O que esperar usando a Ioimbina?
Veja na tabela abaixo algumas informações básicas sobre a Ioimbina:
É uma forma de: | Função Primária: |
• Queima de Gordura | • Perda de Peso |
• Afrodisíaco | |
Outras funções: | Também conhecido como: |
• Libído e saúde sexual | • Yohimbine |
• Pausinystalia Yohimbe | |
Vai bem com: | • Corynanthe Yohimbe |
• Epimedium, também conhecido | • Yohimbe Bark |
como Horny Goat Weed |
A ioimbina ocorre naturalmente principalmente como um alcalóide na árvore Pausinystalia yohimbe (às vezes chamada de Corynanthe yohimbe ) e pode ser encontrada na planta conhecida como Rauwolfia Serpentina, bem como a família de plantas Rauwolfia em geral.
A ioimbina, como molécula, às vezes também é chamada de afordina, corinina, hidroaergotocina e quebrachine.
Ioimbina e a perda de peso
A ioimbina pode ser capaz de suprimir o apetite em camundongos magros e obesos com mais eficácia nos últimos, o que pode ser inerente às suas interações com os receptores alfa2-adrenérgicos, visto que parece também se estender à rauwolscine.
Bom, os receptores alfa-2, que eu já citei aqui, eles têm uma outra capacidade, porque eles fazem muitas coisas, entre elas bloquear a perda de gordura corporal, mas isso no tecido gorduroso branco, no tecido marrom ele diminui a termogênese.
Em atletas ou em pessoas com exercícios ou em jejum, a ioimbina parece ser capaz de induzir a lipólise (perda de gordura)
Estudos observaram que 2,1-4,6mg / kg de ioimbina foi capaz de reduzir a ingestão de alimentos para 49-62% do controle na primeira dose em ratos obesos, perdendo gradualmente a eficácia para 56-72% da ingestão de alimentos no dia 13; a supressão do apetite em ratos magros variou de 94,6-95,7% do controle e tendeu a perder a significância estatística, embora tenha alcançado significância ao aumentar a dose para 5mg / kg, reduzindo a ingestão alimentar para 69,8-75,6% em ratos magros.
Além de ser um ‘antagonista alfa-adrenérgico’, a ioimbina tem seletividade para a subunidade alfa-2C mais do que outras subunidades.
ioimbina pode potencialmente induzir a perda de gordura por meio da liberação de adrenalina.
A ingestão de água não foi afetada e a rauwolscine foi igualmente eficaz, mas exigiu uma dose mais alta (até 10mg / kg em camundongos magros).
Espera-se meia hora, 40 minutos e vai fazer um aeróbico em jejum, porque todo esse efeito é acentuado em jejum. Então, ela melhorar a queima de gordura corporal, beleza, mas não é queima de gordura localizada, e sim uma facilitação da queima da gordura dos locais que tem menos disponibilidade de serem ativados durante um processo de emagrecimento comum.
A ioimbina atua aumentando a atuação do sistema nervoso autônomo simpático, mas que é de capacidade de adrenérgica só que isso é dentro do adipócito, que é a célula de gordura, lá ela vai controlar a atividade simpática da lipase hormônio sensível, e consequentemente ajudando na queima de gordura.
Essa ativação do receptor Alfa 2 adrenérgico vai levar a inibição da adenilciclase, e isso vai desencadear alguns outros processos que levam a lipólise. Então, comprovadamente ela ajuda na queima de gordura.
Ioimbina e seus efeitos afrodisíacos
Estudos comprovam que a ioimbina pode reverter os efeitos anti-afrodisíacos dos agonistas alfa-2-adrenérgicos em ratos (como a clonidina) ou pode, de outra forma, anular alguns produtos químicos que antagonizam a sexualidade (como a naloxona) enquanto aumenta a motivação sexual em ratos saudáveis.
Este efeito é independente do estado da genitália (trabalhando em modelos de anestesia genital), o estado de exaustão, e funciona independentemente do hormônio testosterona (ainda eficaz, apesar da castração), cuja testosterona é conhecida por estar associada ao aumento da libido em homens e mulheres.
Efeitos no estresse, pânico e ansiedade
As interações com a ioimbina e o estresse (assim como o pânico) podem estar relacionadas ao locus coeruleus , um núcleo do tronco cerebral que está relacionado a essas respostas; o antagonismo dos receptores A2 (A) nesta região do cérebro aumenta os níveis de noradrenalina por meio da redução da taxa de degradação.
Este aumento na ansiedade pode ser um efeito per se da ioimbina em excesso, uma vez que 30 mg de ioimbina pode induzir ansiedade de forma aguda em pessoas saudáveis (avaliadas pela Escala Visual Analógica de Ansiedade), pessoas dependentes de opióides, e em pessoas suscetíveis a ataques de pânico; onde a ioimbina pode induzir ataques de pânico.
Efeitos no fluxo sanguíneo cerebral
Em um estudo que teve como objetivo avaliar os efeitos da estimulação adrenérgica no fluxo sanguíneo cerebral, a ioimbina foi usada para aumentar a noradrenalina devido à sua confiabilidade. Foi descoberto que a ioimbina reduziu o fluxo sanguíneo cerebral na maioria dos indivíduos (em uma faixa de 4-29%, diminuição média de 14,5%), mas aquele sujeito que teve um pequeno ataque de pânico experimentou um aumento no fluxo sanguíneo (+ 23%) e em nenhum dos grupos as mudanças no fluxo sanguíneo foram seletivas para uma região do cérebro em relação a outra.
A ioimbina parece desempenhar um papel na facilitação da extinção do medo, que é um fenômeno psicológico em que exposições repetidas a estímulos de medo eventualmente resultam em dessensibilização aos estímulos e menos medo associado a ele.
A aplicação mais prática para facilitar a extinção do medo é no tratamento da fobia, onde o tratamento com ioimbina foi associado à melhora da extinção do medo secundária à terapia de exposição e acredita-se que seja devido ao aumento dos níveis de noradrenalina.
Dito isso, um estudo de acompanhamento que observou um aumento da noradrenalina (avaliada por meio da amlyase salivar) observou que esse aumento foi independente de qualquer benefício significativo para o tratamento da fobia. Atualmente, as evidências de tratamento de medo com a ioimbina são mistas, já que estudos concluíram que ela é importante em casos de claustrofobia, mas ao mesmo tempo, não demonstrou nenhum benefício em pessoas que tem por exemplo medo de altura.
Efeitos Adversos no uso da Ioimbina
Os eventos adversos com medicamentos em pessoas que tomam a dosagem recomendada (para disfunção erétil, 5,4 mg três vezes ao dia) incluem náusea, dor abdominal, tontura e nervosismo.
Doses agudas mais altas na faixa de 15-20 mg, algumas pessoas podem apresentar taquicardia (batimento cardíaco irregular) e hipertensão.
Então, a ioimbina ao trabalhar nesses alfas vai melhorar a queima de gordura corporal, simples assim. Só que nem tudo é de graça. Então, com a ioimbina você pode ter um aumento de pressão arterial? Verdade. Aumento de batimento cardíaco? Extremamente verdade, talvez seja o que você mais sente com a ioimbina.
Irritabilidade, vertigens, náuseas, vômitos? Tudo isso pode acontecer. Dor de cabeça, calor demais que vai gerar sudorese, esse calor pode dar até uma urticária, uma vermelhidão na pele? Pode também. E obviamente tremores acompanham essa droga também. Então, assim ela tem efeitos colaterais.
Mais Benefícios da Ioimbina
Além de atuar no combate à disfunção erétil e ser um grande aliado na perda de peso e queima de gorduras localizadas, a ingestão de ioimbina também traz outros benefícios à saúde.
Seja na fórmula de cápsula, pó ou extrato, esse ativo natural é capaz de melhorar outras áreas do seu corpo.
Por promover maior fluxo sanguíneo no corpo inteiro, seus benefícios podem ser sentidos em outros locais além daqueles que você deseja.
Sabendo quais mudanças irão ocorrer em você quando iniciar o uso da ioimbina, você pode se programar melhor para obter melhores resultados e se beneficiar ainda mais do uso desse ativo.
- A ioimbina possui ação anioxidante
- Aumenta consideravelmente os níveis de energia
- Melhora a resistência física (principalmente se usada em jejum)
- Auxilia no tratamento da celulite, já que ela quebra moléculas de gordura.
Onde comprar a Ioimbina?
A ioimbina você encontra na farmácia pelo nome de yomax e é vendido sem receita médica, o que não quer dizer que você deva tomar sem orientação profissional. As dosagens indicadas pela bula são 5mg 3 vezes por dia.
Depoimentos de quem já utilizou a ioimbina
Assim como qualquer outro ativo que traz tantos benefícios à saúde, a ioimbina desperta algumas curiosidades e dúvidas. Veja o depoimento de quem já usou e tire suas próprias conclusões:
Já fazia anos que tinha dificuldade para ter ereções e isso estava atrapalhando meu casamento. Um dia, recebi um e-mail de um amigo falando sobre os benefícios da ioimbina.
Por não ser um medicamento, era mais segura para o organismo do que outros produtos que usei e mais, traz benefícios a longo prazo. Iniciei o tratamento e estou feliz com os resultados!
Otávio Rodrigues – 68 anos
Perder peso era um pesadelo para mim. Quando descobri os benefícios da ioimbina decidi ir logo às compras. Adicionei ao carrinho e paguei sem juros em um site de confiança.
Assim que iniciei o tratamento, comecei a notar uma diferença muito grande no meu corpo, me sentia mais disposto para fazer atividades físicas e finalmente estava perdendo peso de verdade. O pulo do gato é usar em jejum… #ficaadica
Márcia Alves, 45 anos
Por ser um ativo natural ainda pouco conhecido no Brasil, muitos tem medo de utilizar. E o certo é consultar um médico antes de utilizar qualquer produto. Mas, deixamos abaixo alguns questionamentos frequentes para te ajudar a tomar a decisão, caso queira utilizar o produto.
Perguntas Frequentes sobre a Ioimbina
Quanto custa?
Em média, o preço do cloridrato de ioimbina com 60 cápsulas de 5mg cada uma custa aproximadamente 30 reais, entretanto, esse valor pode variar de acordo com a quantidade de comprimidos na caixa e com a posologia dos comprimidos.
Qual os efeitos colaterais?
Os principais efeitos colaterais podem incluir aumento da pressão arterial, aumento aumento da frequência cardíaca, irritabilidade, vertigens, náuseas, vômitos, dores de cabeça, transpiração excessiva, urticária, vermelhidão na pele ou tremores.
A ioimbina tem contra indicações?
é contraindicado em casos de pessoas que apresentem disfunção renal, insuficiência hepática, angina de peito, pressão alta e doenças cardíacas, bem como em casos de pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula.
Mulheres grávidas, lactantes e crianças devem evitar o uso deste produto sem orientação médica.
Porque a Ioimbina emagrace?
Como os receptores alfa 2 tem o papel de inibir a queima de gordura (lipólise) no tecido gorduroso branco e a termogênese no tecido marrom, a ioimbina favorecer o emagrecimento através a utilização de gordura como fonte de energia.
Quanto tempo de jejum devo fazer antes de tomar a ioimbina?
O indicado é fazer seu exercício em jejum ou com 02 horas sem estar alimentado é importante também ficar em jejum de 02 horas após tomar esse fitoterápico, por isso ser mais indicada de manhã e aliada ao exercício em jejum.
É seguro tomar a ioimbina?
Estudos mostram que tomar ioimbina é mais eficaz no tratamento da disfunção erétil do que tomar um placebo. No entanto, organizações como a American Urology Association não recomendam a ioimbina para o tratamento da disfunção erétil devido à evidência insuficiente e ao potencial de efeitos colaterais adversos.
Quanto tempo dura o efeito da ioimbina no organismo?
Em síntese toda medicação se mantém no organismo por 15 dias, e isso dependerá também de sua tolerância física e Psicológica à medicação.
Posso tomar ioimbina com cafeína?
Pode e é muito utilizado como “pré-treino” por quem faz academia. Mas cuidado, pois o uso de ambos juntos eleva e muito a pressão arterial. Só faça uso sob prescrição de um profissional habilitado. O kit ioimbina + cafeína é conhecido como “termogênico” e é amplamente vendido no mercado fitness.
Conclusão sobre a ioimbina
Como vimos nesse artigo, a ioimbina é um suplemento alimentar de origem africana, utilizada em muitos países para favorecer a perda de peso, aumentando o metabolismo da gordura, e combater a disfunção erétil e aumentar o desejo sexual, aumentando a concentração de sangue para a região peniana.
Além disso, sua ação vasodilatadora é extremamente benéfica para o desempenho atlético, aumentando a resistência e crescimento muscular.
Sejam quais forem seus objetivos, a ioimbina pode ser sua grande aliada, garantindo sua saúde.
Link permanente