Tempo de leitura: 4 minutos
O dicionário diz que, para a física, é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. E num sentido figurado, diz que é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
Já na psicologia, “resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para sobreviver”.
Misturando tudo, acho que podemos dizer que é uma reação positiva face às adversidades.
Mas o que é Resiliência, afinal?
Podemos dizer que resiliência é uma das capacidades mais importantes da vida. É ela que faz o ser humano se sobrepor às circunstâncias adversas durante a caminhada, o ciclo que chamamos de vida.
Como superar à dor causada pela morte de alguém querido, se readaptando a viver sem este? Como buscar forças para superar uma demissão totalmente inesperada, e ter de se reinventar para se recolocar rapidamente no mercado de trabalho, sem causar prejuizo àqueles que estão sob os nossos cuidados?
Como aceitar que por muito pouco não conseguiu entrar naquela universidade, ser aceito naquele curso, e continuar tentando?
Isso é resiliência. Sobreviver ao desgosto, a um período de solidão ou sofrimento, e vencer.
Com os exemplos acima, podemos dizer que existem três tipos de resiliência: a emocional, a acadêmica e a social? Se você nunca tinha analisado desta forma, pense como faz sentido.
Vá além, pense como você, sendo um só ser, pode reagir tão diferentemente em cada um dos meios em que vive, ser resiliente, mas não em tudo ou o tempo todo ou da mesma forma.
Mas e a Resiliência Espiritual, não é mais um tipo? Como chamar a força que vem do entendimento da vontade de Deus, de ceder a essa vontade?
Pode ser que a resiliência espiritual seja chamada de fé, que seja a aceitação de que tudo tem um propósito, mas que não precisamos desistir, as vezes o que precisamos é somente ajustar a rota e seguir novamente.
A natureza é resiliente, então a resiliência ser simbolizada por uma flor, não é nada estranho.
A Flor de Lotus a representa, e não é a toa, já que esta simboliza a pureza, a sabedoria, a prosperidade, o renascimento.
Dicas para ter mais resiliência
Todos nós temos maneiras diferentes de gerenciar o estresse e, portanto, diferentes estratégias que podem levar a uma sensação de resiliência. Mais que isso, nossas crenças espirituais e contextos culturais também podem entrar em jogo ao desenvolver uma sensação de resiliência.
Assim, a resiliência é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida. Por isso, separamos algumas dicas, sugestões e estratégias para deixá-lo mais resiliente:
Mantenha-se flexível
Aprenda lições com seus erros
Tenha atitude positiva
Mantenha-se conectado com amigos e familiares
Libere a tensão
Aprenda hábitos saudáveis
Acredite em si mesmo
Sorria
Seja otimista
Uma perspectiva positiva e esperançosa tornará você muito mais resiliente. Lembre-se de que muitos dos problemas que você enfrentará na vida são temporários e que você superou os constrangimentos no passado.
Outras sugestões para aumentar a resiliência
Indivíduos que são resilientes são capazes de acreditar em si mesmos e em sua capacidade de gerenciar eficazmente os desafios da vida. Além disso, aqueles que possuem mais resiliência do que outros tendem a ser mais proativos e estão mais inclinados a trabalhar arduamente para evitar que certas questões e doenças ocorram.
Veja mais alguns exemplos de pessoas resilientes:
- Seja flexível e perceba que a mudança é parte da vida;
- Faça planos realistas;
- Mantenha uma atitude positiva;
- Mantenha canais de comunicação abertos entre você e outras pessoas;
- Lembre-se de estratégias que o ajudaram a lidar com momentos difíceis no passado;
- Seja consciente dos métodos de autodescoberta;
- Desenvolva o hábito de escrever para registrar seus sentimentos;
- Encontre novas maneiras de gerenciar o estresse e os impulsos;
- Estabeleça conexões importantes;
- Seja decisivo;
- Use técnicas de visualização criativa
Gostou do post? Compartilhe!