Diferença entre Probióticos, prebióticos e simbióticos

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já deve ter ouvido esses nomes, mas sabe o que cada um significa? Conheça os alimentos que permitem manter ou instalar uma microbiota mais proveitosa.

Probióticos

São produtos cheios de bactérias saudáveis. Alguns iogurtes, queijos e o leite fermentado fazem parte da classe – também é possível encontrar probióticos em sachês e cápsulas. Os bichinhos, como lactobacilos e bifidobactérias, favorecem o trânsito intestinal, cooperam para o aproveitamento de vitaminas e defendem a região de intrusos.

Um dos mais conhecidos e falados ultimamente é o Kefir, que possui muito mais leveduras que os iogurtes prontos, sem comparação na qualidade e quantidade, e isso o trona um alimento poderoso para nosso organismo.

Ele possui uma aparência gelatinosa de uma massa branca, sendo composto por proteínas, lípidos e mucopolissacarídeo solúvel. Possui uma consistência cremosa, de sabor agridoce.

É um alimento recomendado para qualquer idade e pessoa, sem contraindicação. Pode ser preparado com leite de vaca, e também com outros tipos de leite, até mesmo com leite de coco ou de soja.

Kefir Probiótico Natural

Kefir – Alimento Probiótico Natural

Kefir ou como algumas pessoas escrevem – Quefir – é uma bebida fermentada, um alimento probiótico produzido através da fermentação do leite, sendo produzido por meio de microorganismos vivos – os famosos bichinhos do iogurte, ou bichinhos do leite.

Podem ser produzidos no leite – fermentando a lactose, na água com açúcar, fermentando a glicose. É mais saudável utilizar o açúcar mascavo, que por ser menos processado, contém menos impurezas e mais nutrientes, como minerais.

O Kefir é um super alimento para estimular o sistema imunológico e proteger nosso organismo naturalmente, e quem consome Kefir todos os dias, sabe bem disso: é muito difícil você desenvolver alguma doença intestinal, tipo essas infecções por bactérias de alimentos ruins, ou mesmo de alguma sujeira.

Probióticos

Prebióticos

Podem ser definidos como o alimento para as bactérias da microbiota trabalharem direito. O sistema digestivo não consegue quebrar as fibras das comidas de origem vegetal, caso da cebola, do alho e da aveia. Os micróbios devoram esses compostos e, a partir deles, produzem substâncias benéficas à nossa saúde.

Simbióticos

A nova classe oferece o pacote completo: alia probióticos e prebióticos num único item. Produtos como alguns lácteos, biscoitos e suplementos entram na categoria – mas seu consumo, por enquanto, deve ser prescrito por um profissional. É que os simbióticos ainda são objeto de discussão: não se tem certeza dos efeitos que teriam no corpo.

Sobre Nutrição e Vida Saudável

Nós do Nutrição e Vida Saudável já seguimos as recomendações aqui postadas há algum tempo e queremos que você também tenha uma ótima saúde! Acompanhe nossas postagens e dicas e comece hoje mesmo nessa jornada rumo a sua tão sonhada vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *